Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento promovido pelo Conecta Apucarana discutiu inovação nesta última sexta

Evento promovido pelo Conecta Apucarana discutiu inovação nesta última sexta

por publicado: 11/11/2019 14h56 última modificação: 27/02/2020 14h11

O Evento Você Conectado ao Futuro, promovido pelo projeto Conecta Apucarana, liderado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), em parceria com SEBRAE e outras instituições que compõem a Governança do Conecta, entre elas a Unespar Apucarana, movimentou mais de 400 pessoas na última sexta-feira, dia 08 de novembro de 2019, que circularam pela Associação Cultura e Esportiva de Apucarana (ACEA). O evento aconteceu das 8 horas até as 21 horas e contou com várias atrações.

O maior evento sobre inovação realizado no município contou com palestra de abertura "Inovação gera transformações", de Gil Giardelli. Gil apresentou várias tendências mundiais de mercado, e ao final fez uma demonstração do robô NAO, que chegou até mesmo a dançar.

"Não tenham medo", enfatizou o prefeito municipal de Apucarana, Junior da FEMAC. Ao dar as boas vindas, o prefeito Júnior incentivou estudantes, empresários e entidades a manterem firme o propósito do Conecta em construir um ambiente voltado para a inovação. "O poder público, empresas e entidades de ensino técnico e superiores, como as Universidades, trabalhando de forma integrada, conseguem criar um ambiente que nos levarão a esse caminho da inovação", enfatizou ele.

Os professores Leonardo Sartori, Paula Carneiro, Déverson Rando e Rafael Germano (UFPR Jandaia do Sul) participaram de um Painel, onde se discutiu a relação entre Universidade e Mercado. "Se tomarmos o exemplo do Vale do Silício, na Califórnia, EUA, notaremos que a relação entre universidades, empresas e poder público quebra as barreiras institucionais e trabalha com a percepção de que pessoas estiveram, estão e estarão presentes nestas três esferas do sistema regional de inovação, devendo o diálogo entre elas ser constante e o trabalho realizado de forma integrada, pois as demandas de uma fomenta e resolve os problemas das outras, gerando crescimento e evolução da região de forma integrada", comentou a professora Paula Carneiro, do Colegiado de Ciências Econômicas da Unespar Apucarana.

A organização e mediação do evento contou com os professores Tiago Cunha (SEBRAE) e Tiago Ribeiro (ACIA Conecta), do Colegiado de Administração da Unespar Apucarana. Tiago Cunha comentou que o evento teve oficinas no chamado espaço learning, que trabalhou a interação entre os participantes e as empresas de tecnologia da cidade.

O evento contou com exposição de mais de uma dezena de empresas da região que já atuam com o viés da tecnologia, nas áreas de serviço, comércio e indústria. O projeto Conecta Apucarana pretende manter sua agenda de eventos e ações para promover a cultura e a disseminação do conhecimento relacionado a promoção do empreendedorismo de inovação.