Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Ciências Econômicas > Professores defedem tese de doutorado

Professores defedem tese de doutorado

por Wander Plassa publicado 19/01/2021 15h46, última modificação 01/02/2021 15h03
No mês de dezembro dois professores do colegiado de Ciências Econômicas da UNESPAR (Campus Apucarana) defenderam suas teses de doutorados e foram aprovados. Agora, no ano de 2021, o departamento ganha dois novos doutores!

Professor Dr.: Marcelo Vagas

Curso: Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Data de defesa: 21/12/2020

Orientador: Prof. Dr. Walter Tadahiro Shima

TÍTULO: Análise da relação entre universidades e firmas na indústria moveleira de Arapongas.

Resumo: O estudo realizado na tese analisa a relação entre diferentes agentes envolvidos no processo produtivo e inovativo das firmas de móveis de Arapongas, focando na interação destas firmas com as universidades do entorno do aglomerado. Com isto, busca-se analisar os condicionantes desta relação para o desenvolvimento da dinâmica inovativa, verificando se as firmas estão abertas a este tipo de relacionamento, e se as universidades possuem mecanismos institucionais e condições internas para estabelecer uma plena interação.

Professor Dr.: Wander Plassa

Curso: Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP)

Data de defesa: 04/12/2020

Orientador: Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave

TÍTULO: Violência e educação: impacto da violência sobre o fluxo escolar

Resumo: A tese buscou analisar a relação entre exposição à violência que crianças do ensino básico escolar (Ensino Fundamental e II) podem estar expostas e seus impactos sobre os resultados escolares. Encontrou-se que, seja um choque (um aumento) de violência no bairro que a escola se encontra ou uma vitimização direta sobre a própria criança (auto-relato), possuem impactos negativos sobre a progressão escolar.