Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Letras Português > Projetos

Projetos

por Neluana Oliveira publicado 17/05/2021 21h50, última modificação 14/06/2021 16h05




___________________________________________________________________________________________________________________________ 

 

CCT - Centro de Correção de Textos

Coordenadora: Carla Kühlewein

Objetivos: 

Geral

  • Ofertar correção de textos especializada para a comunidade acadêmica da Unespar, campus de Apucarana, demais campi e região.      

Específicos

  • Contribuir para a formação de uma cultura acadêmica voltada para a valorização da revisão do texto científico;

  • Estimular, dentro e fora do campus, a cultura de valorizar a correção de textos, bem como a escrita da Língua Portuguesa;

  • Permitir ao graduando em Letras ingressar na sistemática da correção de textos, por meio dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso;

  • Estimular a (re)tomada da universidade como referência no trato com o idioma nativo; 

  • Promover a integração da comunidade acadêmica e circunvizinha, no sentido de levar o conhecimento daquela a esta de forma pragmática. 

 


____________________________________________________________________________________________________________________________

Práticas de linguagem via metodologias ativas: perspectivas contemporâneas para o ensino de Língua Portuguesa

Coordenador: Antonio Lemes Guerra Junior

Objetivo: 


Promover a formação continuada de professores da rede pública de Apucarana - PR, atuantes no Ensino Médio, para o contato com novas perspectivas de ensino de Língua Portuguesa via metodologias ativas.

   @projeto.metodologias.ativas

 

 


____________________________________________________________________________________________________________________________

Destino Instagram: como professores podem orientar a gestão comunicacional de perfis

Coordenadora: Ana Claudia Freitas Pantoja

Objetivo: 

Fornecer a professores do Ensino Médio subsídios teóricos e práticos para potencialização do uso de mídias sociais, em especial o Instagram, de modo que os docentes possam promover atividades extraclasse sobre a gestão comunicacional de perfis dos estudantes.




____________________________________________________________________________________________________________________________


PARIPASSU: Diálogos na Universidade

Coordenadora: Marly Aparecida Fernandes

Objetivo: 

Promover a ampliação dos espaços da formação discente, por meio do exercício da reflexão, a partir do intercâmbio de conhecimento entre a Academia e pesquisadores das áreas de Letras, Linguística, Linguística Aplicada Literatura, Ensino, Língua Latina, Língua Portuguesa dentre outros desdobramentos.




____________________________________________________________________________________________________________________________

Sarau Cultural

Coordenadora: Patrícia Josiane Tavares da Cunha

Objetivos: 


Geral:

  • Disseminar a arte em suas várias formas de expressão artística (literatura, pintura, dança, música, fotografia, teatro), permitindo que todos os alunos do campus, bem como a comunidade apucaranense e da região, possam assistir e apresentar suas produções artísticas.

Específicos:

  • Agregar campus e comunidade em uma mesma linguagem artística;

  • trabalhar com o auxílio dos demais docentes e, principalmente, dos acadêmicos, sendo a eles delegadas funções específicas, que vão desde a confecção de materiais, até mesmo à procura de alunos e demais artistas dispostos a se apresentar;

  • propiciar que os próprios acadêmicos sejam responsáveis por abrilhantar grande parte do evento com suas declamações de poesia e prosa, suas peças musicais e pequenas esquetes;

  • mobilizar o curso de Letras Português, unindo-o aos demais e à comunidade, agregando no sentido de disseminar o poder transformador da arte.

    @sarau_unespar





____________________________________________________________________________________________________________________________


Português para estrangeiros: a língua além das fronteiras

Coordenadores: Bruna Plah Furtado / Renan Salermo / Virginia maria Nuss

Objetivos:

Geral: 

  • Auxiliar na construção de uma relação social, cultural e econômica entre brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil a partir do ensino da Língua Portuguesa.

Específicos:

  • Criar ambientes favoráveis às interações educativas entre os alunos estrangeiros.

  • Promover aulas que relacionem teoria e prática de acordo com as temáticas que integram a realidade dos estrangeiros por meio questões multiculturais. 

  • Explorar habilidades envolvendo o idioma priorizando o desenvolvimento da oralidade.

  • Apresentar traços marcantes da cultura e da cidadania dos países de origem e do Brasil.

  • Desenvolver ações que favoreçam a inserção social a partir do respeito aos diferentes e às diferenças.

  • Mobilizar o curso de Letras Português, unindo-o aos demais e à comunidade, agregando no sentido de disseminar o poder transformador da arte.

https://projetoportuguesparaestrangeiros.blogspot.com/?m=1




____________________________________________________________________________________________________________________________

Atividades de Língua Portuguesa: ações na comunidade

Coordenadores: Joelma Castelo Bernardo da Silva / Virginia maria Nuss

Objetivos:

 Geral: 

  • Auxiliar no ensino de Língua Portuguesa em escolas que apresentam maior dificuldade neste processo, tendo por base os dados do IDEB.


Específicos:

  • Criar ambientes favoráveis às interações educativas.

  • Promover aulas que relacionem teoria e prática de acordo com as temáticas que integram as necessidades das escolas supramencionadas.


 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

O ensino da variação linguística: práticas didáticas

Coordenadores: Joelma Castelo Bernardo da Silva

Objetivos

Geral: 

Apresentar ao professor propostas didáticas para trabalhar os fenômenos de variação linguística em sala de aula bem como o respeito às diversas normas linguísticas do Português do Brasil.

Específicos:

  • Apresentar e explorar a realidade linguística do Português Brasileiro, especialmente nos níveis Fonético-fonológico e sintático, a partir da análise de dados a serem abordados no ensino. 

  • Desenvolver atividades e estratégias didático-pedagógicas, relacionando os fenômenos variáveis apresentados acima ao ensino de variação em sala de aula, baseados em gêneros orais e escritos.

  • Combater uma forma de pensamento inflexível sobre língua e o preconceito linguístico, incentivando uma análise científica sobre a língua e suas formas de uso.

@proexvar




____________________________________________________________________________________________________________________________


 

____________________________________________________________________________________________________________________________


Gêneros Discursivos em sala de aula: propostas de estudo e de didatização para as séries finais do ensino fundamental II

Coordenadora: Neluana Leuz de Oliveira Ferragini

Objetivos: 

Geral:

Construir referencial teórico-metodológico para elaboração didática que contemple a prática de leitura e a análise linguística de diversificados textos-enunciados de diferentes gêneros do discurso. 


Específicos: 

  • Estabelecer contato entre a universidade e a escola;

  • Estudar as regularidades e instabilidades de diversificados gêneros discursivos, destacando seu contexto de produção, conteúdo temático, construção composicional e estilo;

  • Estudar caminhos teórico-metodológicos para a elaboração didática;

  • Preparar e organizar material didático para o estudo de enunciados concretos de diversos gêneros discursivos no ensino básico, de modo a contemplar as práticas de leitura e análise linguística;

  • Divulgar os resultados da pesquisa em eventos e cursos de formação docente.

    @pravdaunespar




____________________________________________________________________________________________________________________________

Análise linguística: estratégia de leitura em gêneros discursivos

Coordenadora:  Marly Aparecida Fernandes

Objetivo: 

Aprofundar e expandir as pesquisas na perspectiva sociocultural e interdisciplinar ao estudar a compreensão de teorias para práticas docentes e discentes sobre estratégias de leitura e de análises linguísticas em gêneros discursivos distintos (impressos e digitais), contribuindo para a ampliação de olhares na Educação Básica e no Ensino Superior em relação ao ensino de Língua Portuguesa.

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

Narrativas da violência contra a mulher: olhares discursivos sobre a enunciação dos sentimentos em relatos orais

Coordenadora: Ana Paula Peron

Objetivos: 


Geral:

Realizar uma leitura discursiva sobre a enunciação dos sentimentos em relatos orais de violência contra a mulher.

Específicos:

  • Refletir discursivamente sobre o processo de transcrição do corpus oral e os modos de tratamento desse material.

  • Descrever o funcionamento discursivo da pausa no processo de enunciação dos sentimentos.

  • Analisar os espaços de silêncio enquanto formas de enunciação dos sentimentos.

  • Pensar as pausas e os espaços de silêncio enquanto marcas de um processo de subjetivação do feminino.

  • -   Discutir o funcionamento desses mecanismos na enunciação dos sentimentos, por mulheres, na condição de violência.

____________________________________________________________________________________________________________________________

Do livro impresso à Fanfiction: um mundo de possibilidades

Coordenadora: Patrícia Josiane Tavares da Cunha

 

Objetivos:

Geral:

  •  Analisar a produção, recepção e circulação das fanfictions, abarcando ainda a leitura crítica de tais obras digitais, com o intuito de destacar o relevante papel do hipertexto como incentivador e disseminador do gosto pela leitura/escritura do texto literário principalmente entre os jovens.

Específicos:

  • Conhecer e compreender o importante papel das fanfictions como incentivadoras e disseminadoras do gosto pela leitura e pela escrita literária;

  • Desenvolver pesquisa no campo da leitura crítica de obras literárias digitais;

  • Realizar pesquisa no campo da teoria da produção, difusão e recepção da literatura em meio digital, buscando delinear o papel desempenhado pelo público leitor;

  • Disseminar os resultados das pesquisas realizadas por meio da publicação de artigos em periódicos, eventos de área, oficinas e minicursos oferecidos a alunos da Unespar e comunidade externa.


____________________________________________________________________________________________________________________________

Uma jogada semiótica: organização, interações e a leitura de jogos no ensino de Língua Portuguesa 

Coordenador: Renan Luis Salermo

Objetivos:

Geral: 

  • Compreender a linguagem dos jogos e as interações de leitura desses jogos, destacando recursos potenciais para o ensino de leitura. 


Específicos:

  • Identificar a organização dos jogos nos níveis narrativo, discursivo e fundamental. 

  • Reconhecer as estratégias, o design e as regras dos jogos como geradoras de interações de sentido. 

  • Apresentar possibilidades didáticas para o tratamento dos jogos de tabuleiro no ensino de leitura. 

  • Oferecer propostas didáticas e organizar materiais com suporte para o estudante e para o professor. 

https://jogadasemiotica.wixsite.com/jogada 


____________________________________________________________________________________________________________________________

Interação e suspense na ficção seriada

Coordenador(a): Ana Paula Ferreira de Mendonça

Objetivos:


Geral:

 Reunir ferramentas de investigação, visando à constituição de instrumental mediador da leitura dos textos sincréticos analisados.

Específicos:

  • Propor análises semióticas de textos de ficção seriada

  • Coletar material de apoio para o ensino de língua portuguesa

  • Aperfeiçoar ferramentas de análise do texto sincrético


____________________________________________________________________________________________________________________________

Ensino de literatura digital: a recepção do leitor juvenil

Coordenadora: Rosimeiri Darc Cardoso

Objetivos:

Geral:

Verificar como a produção literária em meio digital tem sido recebida por jovens leitores, tendo como ponto de partida as concepções presentes no meio escolar sobre esta modalidade literária, bem como pretende buscar metodologias que possam ser trabalhadas em sala de aula com vistas a melhor compreensão deste objeto e sua influência na formação do leitor.


Específicos:

  • Verificar o conhecimento que os professores da Educação Básica, segundo ciclo do ensino fundamental e ensino médio, do município de Apucarana – PR têm acerca da literatura digital e seu ensino;

  • Compreender quais estratégias de leitura os alunos adotam na leitura de literatura digital e como esta experiência pode contribuir para sua educação literária;

  • ·Identificar as dificuldades que se apresentam no desenvolvimento de uma experiência estética desta natureza em sala de aula;

  • Disseminar os resultados das pesquisas realizadas por meio da publicação de artigos em periódicos, eventos de área, oficinas e minicursos oferecidos a alunos da Unespar e comunidade externa.

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________