Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O Projeto de Extensão "Finanças para empreendimentos solidários" da UNESPAR Apucarana é apresentado na "V Jornada de Intercâmbio Brasil – Argentina 2020"

por publicado: 12/11/2020 16h44 última modificação: 27/01/2021 16h47

A Professora Paula Tissiany Carneiro, Coordenadora do Curso de Ciências Econômicas do Campus de Apucarana da UNESPAR, participou da 5ª. Jornada de Intercâmbio Brasil – Argentina 2020, realizada pela Universidade de Córdoba, pela Escola Superior de Comércio Manuel Belgrano e pela Universidade Estadual de Londrina. Na ocasião do evento, que ocorreu de forma online, a Professora Paula apresentou resultados de ações do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, realizado pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família de Apucarana e que conta com ações de extensão desenvolvidas por professores do Campus de Apucarana da UNESPAR e outras entidades.

O projeto de extensão da UNESPAR vinculado ao movimento da economia solidária local é entitulado “Finanças para empreendimentos solidários”, e é coordenado pela Prof. Paula Tissiany Carneiro e pela Profa. Tania Terezinha Rissa. "O Projeto utiliza as ferramentas de gestão empreendedora adaptando-as a realidade da autogestão no intuito de fortalecer os empreendimentos econômicos. Para esta proposta, abordamos a comercialização e o marketing dos produtos da Rede da Economia Solidária e o curso se daria no Espaço Empreender. O curso iniciaria em abril deste ano, mas com a pandemia nós tivemos remodela-lo. Assim, todo o curso é ministrado via aplicativo Zoom para um grupo de até 45 pessoas. As aulas estão gravadas e servirão de material de apoio no retorno ás atividades presenciais", comenta a Professora Paula.

“Apesar de ser uma alternativa para o momento, ela acaba excluindo àqueles que não tem acesso à internet ou não tem intimidade com o meio digital. Por isso, o nosso intuito é manter o curso presencial quando possível e utilizar as ferramentas digitais como apoio pedagógico”, comenta a professora Tânia.

Nesta modalidade digital do projeto contamos também com a participação da profa. Dra. Marcia Alves da UTFPR de Apucarana que ministrou um módulo sobre Liderança e Gestão de pessoas e com o prof. Dr. Luan Bernardelli, do colegiado de economia da UNESPAR Apucarana, com o módulo de precificação de produtos.

A professora Paula enfatizou positivamente a atuação do município de Apucarana no incentivo e no respaldo que proporciona para o movimento da Economia Solidária. Diversas entidades públicas e privadas atuam na capacitação e na mobilização das ações necessárias para o crescimento do movimento. Um exemplo foi a aprovação e implantação da Lei Municipal da Economia Solidária de Apucarana, pioneira no Paraná. A união entre o poder público e as entidades propiciam avanços significativos nos empreendimentos da economia solidária local.