Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prêmio Memorial de Vivências coleta depoimentos de trabalhadores da cultura durante a pandemia

Prêmio Memorial de Vivências coleta depoimentos de trabalhadores da cultura durante a pandemia

Últimas Notícias, Ensino

por publicado: 05/01/2022 15h40 última modificação: 05/01/2022 15h40

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e a Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SECC), por meio do Termo de Cooperação Técnica e Financeira, lançou o edital para o Prêmio Memorial de Vivências. A iniciativa tem como propósito eternizar a produção cultural paranaense realizada durante a pandemia da Covid-19 por meio de um museu virtual. O edital é voltado para trabalhadores e trabalhadoras da cultura pessoa física, residentes no Paraná. As inscrições acontecem entre os dias 4 de janeiro e 17 de fevereiro, até as 18h, por meio do SisProfice.

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI 

Para participar, os/as interessado/as devem registrar alguma produção artístico-cultural realizada no período de isolamento social. Ao todo, 1.065 artistas de dez segmentos culturais serão contemplados com um prêmio individual de R$ 5 mil reais, totalizando um investimento global de R$ 5.325.000,00. Os/As interessados/as em participar, devem produzir seu material dentro das seguintes áreas:

  • Artes visuais;
  • Audiovisual;
  • Cultura Tradicional (Cultura Indígena, Cultura Afro e Matriz Africana, Caiçaras, Faxinalenses, Ciganos, Manifestações culturais étnico-culturais, Cultura de Refugiados(as), Migrantes e Apátridas);
  • Diversidade Cultural (Manifestações culturais de gênero, Artistas de Rua, Culturas Urbanas, Hip Hop, Cultura LGBTQIA+);
  • Dança;
  • Ópera / Circo;
  • Teatro;
  • Literatura, Livro e Leitura;
  • Música e Técnicos.

As vagas serão distribuídas seguindo um princípio de descentralização regional, portanto 70% dos depoimentos selecionados, devem ser do interior do Paraná e 30% da capital. Confira abaixo como ficará.

ÁREA

INTERIOR

CAPITAL

1. Artes Visuais

74 contemplados

32 contemplados

2. Audiovisual

74 contemplados

32 contemplados

3. Cultura Tradicional (Cultura Indígenas, Cultura Afro e Matriz Africana, Caiçaras, Faxinalenses, Ciganos, Manifestações culturais étnico-culturais, Cultura de Refugiados, Migrantes e Apátridas)

74 contemplados

32 contemplados

4. Diversidade Cultural (Manifestações culturais de gênero, Artistas de Rua, Culturas Urbanas, Hip Hop, Cultura LGBTQIA+)

74 contemplados

32 contemplados

5. Dança

74 contemplados

32 contemplados

6. Ópera / Circo

79 contemplados

32 contemplados

7. Teatro

74 contemplados

32 contemplados

8. Literatura, Livro e Leitura

74 contemplados

32 contemplados

9. Música

74 contemplados

32 contemplados

10. Técnicos

74 contemplados

32 contemplados

Total

745 contemplados

320 contemplados

 

Segundo Luciana Casagrande Pereira, superintendente-geral de Cultura do Paraná, é importante que as políticas públicas viabilizem a cultura do futuro, mas é imprescindível que se valorize também a memória cultural. “O Memorial de Vivências foi pensado com esse intuito: o de permitir que os trabalhadores e trabalhadoras da Cultura do Estado contem suas histórias com as artes e o fazer cultural para que se registre esse momento particular que vivemos”, afirma.

Todas as etapas e outras informações estão descritas no edital, que está disponível no site da Unespar e da Cultura Paraná. Os participantes também pode solicitar mais informações pelo  e-mail premorimemorialdevivencias@unespar.edu.br.

 

Orientação para as inscrições

Para acessar o SisProfice e realizar a inscrição, os/as interessados/as devem realizar o seu cadastro como agente cultural, por meio do link disponível abaixo. Caso já esteja cadastrado, deverá utilizar o mesmo login e senha para se inscrever no Prêmio Memorial de Vivências, mas é necessário atualizar seus dados cadastrais.

CADASTRO CLIQUE AQUI 

 

 

Publicado por Marina Santos Daum

Publicado: 04/01/2022 16h56

Última modificação: 05/01/2022 10h21

Disponível em: https://www.unespar.edu.br/noticias/premio-memorial-de-vivencias-coleta-depoimentos-de-trabalhadores-da-cultura-durante-a-pandemia