Letras Espanhol
Dados do Curso
Coordenação
Profª. Silvana Malavasi Huszcz
silvana.malavasi@unespar.edu.br
Objetivo
GERAL DO CURSO
Formar professores e pesquisadores na área de língua espanhola e respectivas literaturas,
capazes de desempenhar o papel de multiplicadores do saber, possibilitando a reflexão sobre suas
próprias práticas, a fim de que busquem melhorias no processo de ensino e de aprendizagem e na
interação com seus alunos por meio da pesquisa e da extensão.
ESPECÍFICOS
Garantir um embasamento teórico sólido das diferentes abordagens que fundamentam as investigações de língua e de linguagem;
Propiciar uma reflexão constante do movimento dinâmico existente entre linguagem, pensamento e realidade;
Conscientizar o aluno de que a língua é um construto sócio histórico, ideológico e identitário;
Proporcionar uma postura reflexiva em relação ao ensino da língua espanhola, apontando problemas, sugestões, propostas metodológicas, visando à formação de profissionais
competentes;
Propiciar ao aluno a percepção da evolução da língua espanhola, para que ele consiga analisá-la, descrevê-la e explicá-la, diacrônica e sincronicamente;
Incitar no aluno a percepção do fato literário como objeto de linguagem;
Proporcionar a leitura de um repertório vasto de literaturas, ampliando o horizonte de leituras do aluno, para que ele esteja apto a identificar relações intertextuais com obras de literatura
universal;
Proporcionar a reflexão sobre as condições de enunciação do texto literário diante das diferentes tramas discursivas da cultura contemporânea;Contextualizar o ensino de língua e literaturas no quadro político, social e escolar brasileiro;
Contextualizar o ensino de língua e literaturas no quadro político, social e escolar brasileiro;
Propiciar o desenvolvimento do aluno para aproveitamento e uso formativo das tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem de línguas;
Ampliar a percepção do aluno em relação à multissemiose presente no meio virtual e sua função nas práticas comunicativas contemporâneas;
Possibilitar o desenvolvimento da competência Intercultural, para que aluno saiba atuar como um mediador cultural, desprendido de preconceitos e de visões estereotipadas sobre o modo
de viver e agir do Outro;
Delinear um conjunto de conhecimentos e atitudes possíveis e desejáveis a um professor da Área de Letras;
Proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício de reflexões que levam à formação de uma consciência crítica e comprometida com a construção da
cidadania.