Letras Português
Curso de Letras Português leva para o Instagram conteúdos de língua, literatura e ensino
Um novo perfil de Letras Português acaba de chegar ao Instagram, com postagens sobre o curso, além de curiosidades sobre cultura e educação. A iniciativa foi de um grupo de alunos do terceiro ano que se mobilizou para buscar orientação da coordenação e hoje administra o perfil.
“Eu, como aluna do curso de Letras Português, sinto falta de uma comunicação maior com o público nas redes sociais, mostrando nossos projetos e trazendo dicas que aprendemos em sala”, conta a graduanda Letícia Mendes Oliveira, uma das administradoras do perfil.
A iniciativa estudantil encontrou apoio docente e se formalizou como um projeto de extensão intitulado Literatura Instagramada, coordenado pela professora Suelen Trevizan e supervisionado pela professora Cláudia Galindo. “Aproveitando a pró-atividade e a expertise dos estudantes com redes sociais, pensamos em traduzir as discussões teóricas feitas nas disciplinas de literatura para uma linguagem mais acessível e, assim, desenvolver metodologias de ensino mais afinadas com a atualidade”, explica a coordenadora do projeto.
Diferente de um perfil oficial, o protagonismo será estudantil, e a linguagem, mais criativa. Com isso, espera-se uma maior aproximação com o público jovem, a fim de divulgar a graduação para futuros calouros e estreitar os laços sociais dos estudantes com a comunidade acadêmica e o público externo.
Para seguir o perfil de Letras Português, acesse aqui.
Dados do Curso
Coordenação
Profª. Ana Paula Peron
ana.peron@unespar.edu.br
Objetivo
O curso de Letras Português da Unespar, campus de Apucarana, está entre os mais novos cursos criados na história desta universidade. Sua criação nasce a partir de uma reorientação de vagas dos cursos de bacharelado, os quais foram criados ainda como Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (FECEA). A FECEA instituiu-se no ano 1960 e até o início deste século ofertava exclusivamente cursos de bacharelado. Assim, as licenciaturas apresentam-se como diferencial desta instituição para fazer o enfrentamento aos grandes desafios que se apresentam na contemporaneidade.
Os principais documentos orientadores para a fundamentação teórico-metodológica de nosso curso foram a nova LDB, bem como a Proposta de Diretrizes Curriculares para o Curso de Letras (objeto do Parecer CNE/CES nº. 492/2001, aprovada em 03/04/2001).
O curso de Letras Português do Campus de Apucarana foi implantado em 2013 e seu Projeto Político Pedagógico foi construído com o intuito de promover a formação pedagógica, em nível de ensino superior, no que diz respeito à formação de professores para a Educação básica. O curso conta com uma equipe de professores altamente qualificada, tendo em vista que 80% dos docentes são doutores e os demais estão em fase de doutoramento. Além de projetos de pesquisa e de extensão, periodicamente, o curso oferece eventos de natureza pedagógica e científica, de caráter interno e extensional, como o Seminário de Pesquisa em Letras, o Colóquio de Estudos Afro-brasileiros e Africanos, a Jornada de Estágio Supervisionado, o Congresso de Licenciaturas, o Sarau Cultural e a Semana de Integração Acadêmica. |
---|
Formação: Licenciado em Letras Português Duração do curso: 4 anos Oferta de vagas anual: 40 |