Projetos
___________________________________________________________________________________________________________________________
CCT - Centro de Correção de Textos |
Coordenadora: Carla Kühlewein |
Objetivos: Geral
Específicos
|
____________________________________________________________________________________________________________________________
Práticas de linguagem via metodologias ativas: perspectivas contemporâneas para o ensino de Língua Portuguesa |
Coordenador: Antonio Lemes Guerra Junior |
Objetivo: Promover a formação continuada de professores da rede pública de Apucarana - PR, atuantes no Ensino Médio, para o contato com novas perspectivas de ensino de Língua Portuguesa via metodologias ativas. |
@projeto.metodologias.ativas |
____________________________________________________________________________________________________________________________
Destino Instagram: como professores podem orientar a gestão comunicacional de perfis |
Coordenadora: Ana Claudia Freitas Pantoja |
Objetivo: Fornecer a professores do Ensino Médio subsídios teóricos e práticos para potencialização do uso de mídias sociais, em especial o Instagram, de modo que os docentes possam promover atividades extraclasse sobre a gestão comunicacional de perfis dos estudantes. |
____________________________________________________________________________________________________________________________
PARIPASSU: Diálogos na Universidade |
Coordenadora: Marly Aparecida Fernandes |
Objetivo: Promover a ampliação dos espaços da formação discente, por meio do exercício da reflexão, a partir do intercâmbio de conhecimento entre a Academia e pesquisadores das áreas de Letras, Linguística, Linguística Aplicada Literatura, Ensino, Língua Latina, Língua Portuguesa dentre outros desdobramentos. |
____________________________________________________________________________________________________________________________
Sarau Cultural |
Coordenadora: Patrícia Josiane Tavares da Cunha |
Objetivos: Geral:
Específicos:
|
@sarau_unespar |
____________________________________________________________________________________________________________________________
Português para estrangeiros: a língua além das fronteiras |
Coordenadores: Bruna Plah Furtado / Renan Salermo / Virginia maria Nuss |
Objetivos: Geral:
Específicos:
|
____________________________________________________________________________________________________________________________
Atividades de Língua Portuguesa: ações na comunidade |
Coordenadores: Joelma Castelo Bernardo da Silva / Virginia maria Nuss |
Objetivos: Geral:
Específicos:
|
____________________________________________________________________________________________________________________________
O ensino da variação linguística: práticas didáticas |
Coordenadores: Joelma Castelo Bernardo da Silva |
Objetivos Geral: Apresentar ao professor propostas didáticas para trabalhar os fenômenos de variação linguística em sala de aula bem como o respeito às diversas normas linguísticas do Português do Brasil. Específicos:
|
@proexvar |
____________________________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________
Gêneros Discursivos em sala de aula: propostas de estudo e de didatização para as séries finais do ensino fundamental II |
Coordenadora: Neluana Leuz de Oliveira Ferragini |
Objetivos: Geral: Construir referencial teórico-metodológico para elaboração didática que contemple a prática de leitura e a análise linguística de diversificados textos-enunciados de diferentes gêneros do discurso. Específicos:
|
@pravdaunespar |
____________________________________________________________________________________________________________________________
Análise linguística: estratégia de leitura em gêneros discursivos |
Coordenadora: Marly Aparecida Fernandes |
Objetivo: Aprofundar e expandir as pesquisas na perspectiva sociocultural e interdisciplinar ao estudar a compreensão de teorias para práticas docentes e discentes sobre estratégias de leitura e de análises linguísticas em gêneros discursivos distintos (impressos e digitais), contribuindo para a ampliação de olhares na Educação Básica e no Ensino Superior em relação ao ensino de Língua Portuguesa. |
____________________________________________________________________________________________________________________________
Narrativas da violência contra a mulher: olhares discursivos sobre a enunciação dos sentimentos em relatos orais |
Coordenadora: Ana Paula Peron |
Objetivos: Geral: Realizar uma leitura discursiva sobre a enunciação dos sentimentos em relatos orais de violência contra a mulher. Específicos:
|
____________________________________________________________________________________________________________________________
Do livro impresso à Fanfiction: um mundo de possibilidades |
Coordenadora: Patrícia Josiane Tavares da Cunha |
|
Objetivos: Geral:
Específicos:
|
____________________________________________________________________________________________________________________________
Uma jogada semiótica: organização, interações e a leitura de jogos no ensino de Língua Portuguesa |
Coordenador: Renan Luis Salermo |
Objetivos: Geral:
Específicos:
|
____________________________________________________________________________________________________________________________
Interação e suspense na ficção seriada |
Coordenador(a): Ana Paula Ferreira de Mendonça |
Objetivos: Geral: Reunir ferramentas de investigação, visando à constituição de instrumental mediador da leitura dos textos sincréticos analisados. Específicos:
|
____________________________________________________________________________________________________________________________
Ensino de literatura digital: a recepção do leitor juvenil |
Coordenadora: Rosimeiri Darc Cardoso |
Objetivos: Geral: Verificar como a produção literária em meio digital tem sido recebida por jovens leitores, tendo como ponto de partida as concepções presentes no meio escolar sobre esta modalidade literária, bem como pretende buscar metodologias que possam ser trabalhadas em sala de aula com vistas a melhor compreensão deste objeto e sua influência na formação do leitor. Específicos:
|
____________________________________________________________________________________________________________________________