Você está aqui: Página Inicial > Graduação > Pedagogia > As transformações e propostas para o ensino superior no país após a queda de Dilma Rousseff

As transformações e propostas para o ensino superior no país após a queda de Dilma Rousseff

por Giovana Amorim publicado 09/11/2022 17h43, última modificação 09/11/2022 17h43

O Brasil passou por profundas transformações políticas a partir da segunda metade da década de 10 do século XXI. Após mais de uma década de soberania política do PT (Partido dos Trabalhadores), que venceu quatro eleições presidenciais no século, o Brasil experimentou uma ruptura radical, iniciada em 2016 com um impeachment e confirmada nas eleições de 2018, consolidando uma guinada para o polo extremo oposto. Essa mudança no poder central do país promoveu mudanças nos mais variados setores da sociedade, um processo complexo que os especialistas de cada uma das possíveis áreas de abordagem terão de se debruçar para produzir conhecimento a respeito. Como poderia se esperar, o ensino superior, nossa área de atuação e pesquisa, não passou inalterado por esse momento. Desde o governo do vice-presidente ascendido ao cargo via impeachment Michel Temer até o período em que Jair Bolsonaro ocupou a presidência da república, uma série de políticas públicas foram impactadas por uma nova agenda que se impôs com a força social reacionária que dominou a vida pública brasileira. Essa pesquisa tem como objetivo mapear de que maneira essa nova abordagem federal impactou o ensino superior no Brasil e pretende compreender a dinâmica de transformações experimentadas no corte temporal 2016, momento em que Temer assume a presidência, até 2019. Os anos de governo Bolsonaro de 2020 e 2021 ficaram fora do objetivo deste projeto porque o surgimento do vírus Covid-19 tem um efeito absolutamente transformador nas múltiplas instâncias da educação brasileira cujos efeitos ainda estão em vigor. 

Docente responsável: Vanessa Alves Bertolleti