Filosofia como ferramenta e brinquedo: elaboração de materiais didáticos à luz da proposta educacional de Rubem Alves.
Breve descrição:
Nosso projeto de pesquisa adota a abordagem qualitativo-fenomenológica para estudo crítico das obras de Rubem Alves (1933-2014). O objetivo é analisar sua discussão sobre “filosofia como brinquedo e ferramenta”, buscando inspiração para a elaboração de atividades pedagógicas para o ensino básico. Para tanto privilegiaremos as seguintes atividades: música, jogos, literatura infantil, história em quadrinhos, contação de histórias, vídeos de curta duração, tutoriais, slides, memes, teatro de bonecos (fantoches), brinquedos educativos, bricolagem, poesia e apostilas. Pretendemos, dessa forma, deixar seu legado em nossos planos de aula, atividades lúdicas, dissertações, TCCs, artigos, trabalhos acadêmicos, poemas, material audiovisual e mesmo nas conversas de corredor de nossas escolas e universidades. Ao desenvolver estas atividades daremos destaque aos aspectos centrais de seu pensamento educacional: sua educação pelos sentidos, a ênfase na imaginação poética e na corporeidade, a adesão à liberdade de criação, o movimento das ideias e a abertura ao novo. Palavras-chave: Filosofia da educação. Atividades pedagógicas. Ensino/aprendizagem.
Docente responsável: Prof. Dr. Claudiney José de Sousa
Estudantes integrantes: Ana Flávia Pelegrini / Anna Cláudia Melo Cordeiro / Ana Paula Valério / Ana Cristina Gonzaga de Macedo Martins / Flávia Aparecida de Almeida / Franciele Fernanda Freire / Isabella Ciesilski da Silva / Joyce Luana de Oliveira Ferreira / Kennya Santana Martins / Laís Camila / Larissa David Braz / Leandro Fernandes de Souza / Luana Migliorini Depieri / Meryam Steffani / Milena Pacanheda / Vitória Aparecida da Costa Yasmin de Cássia Pereira