História e Historiografia da Educação Paranaense
Resumo: A presente pesquisa se situa no campo da História da Educação e tem como objeto de estudo o processo de constituição da educação paranaense durante o século XX. O objetivo geral da pesquisa é analisar os principais engendramentos que forjaram a educação no estado do Paraná durante o século XX. Considerando que a educação formal se constitui em um instrumento que influencia e é influenciada pelos diversos segmentos da sociedade brasileira questionamos: em que medida estas relações influenciaram na consolidação da educação paranaense no decorrer do século XX? A Educação é uma área de conhecimento na qual a atuação dos profissionais não é por eles determinada, mas influenciada pelos condicionantes materiais, historicamente estabelecidos, o que implica considerá-la envolta nas amplas articulações do modo de produção. Assim, a Educação e todo o aparato escolar não devem ser entendidos desvinculados do contexto histórico no qual irrompem e se desenvolvem, mas enquanto resultantes das relações econômicas e sociais. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental por meio de fontes da literatura sobre intelectuais da educação, instituições escolares, documentos e demais fontes históricas que possibilitem a análise do contexto educacional no período analisado. Com o intuito de responder às indagações que subjazem à pesquisa e considerando a relação entre o singular e o universal, elegemos como método de análise o Método Materialista da História.
Palavras-chave: História da Educação Paranaense. Intelectuais da Educação. Instituições Escolares.
Docente responsável: Adriana Salvaterra