Inclusão Escolar: da formação a prática pedagógica docente
As demandas ocasionadas pela inclusão escolar do estudante público-alvo da educação especial são relevantes e necessitam de um debate contínuo. O projeto de pesquisa “Inclusão Escolar: da formação a prática pedagógica docente”, propõe oportunizar espaços de construção de conhecimento e de aprofundamento de estudos relativos à formação e práticas de educação escolar do público-alvo da educação especial em perspectiva inclusiva, com docentes e discentes do contexto universitário e comunidade externa. Tais espaços serão organizados por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão, que ocorrerão por meio de grupos de estudos, cursos de formação, produção de materiais científicos, entre outros. Para realização da pesquisa adotar-se da pesquisa qualitativa e quantitativa, com a revisão sistemática para composição do estudo da arte, e ainda, a pesquisa colaborativa para organização e planejamento dos cursos de extensão. Almeja-se que a pesquisa em questão colabore com formação dos docentes para que ressignifiquem suas práticas pedagógicas visando a oferta de um ensino equitativo para os alunos de diferentes modalidades de ensino. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Formação de professores. Práticas pedagógicas inclusivas.
Docente responsável: Eromi Hummel