Artigo de professor da Unespar Campus de Apucarana aborda o amadurecimento do sistema empresarial
O professor Paulo Cruz Correia, doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e docente da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Apucarana, segue contribuindo com reflexões sobre economia e desenvolvimento por meio do blog “Empresas, Empresários e Desenvolvimento”, publicado no portal TNOnline.
Em um de seus artigos mais recentes, intitulado “Amadurecendo o Sistema Empresarial”, o professor analisa a empresa como um sistema complexo, formado por diferentes áreas do conhecimento e sustentado pela interação entre planejamento, gestão, inovação e adaptação às dinâmicas do mercado. No texto, o autor destaca que a administração empresarial envolve a articulação de diversos fatores – como economia, psicologia, contabilidade e tecnologia – que influenciam diretamente a competitividade das organizações.
O texto ainda destaca que o sucesso empresarial depende da busca permanente por qualidade, eficiência produtiva, capacitação das equipes e abertura para novas ideias. Nesse contexto, a construção de parcerias, a cooperação entre organizações e a atenção às demandas dos clientes são apontadas como elementos essenciais para o fortalecimento das empresas e para sua permanência em mercados cada vez mais competitivos.
Com publicações frequentes, o blog tem se consolidado como um espaço de divulgação científica e reflexão sobre temas econômicos, aproximando o conhecimento produzido na universidade das demandas da sociedade e promovendo o diálogo entre academia, setor produtivo e comunidade.
A Unespar – Campus de Apucarana destaca a relevância da iniciativa e convida estudantes, docentes, profissionais e a população em geral a acompanhar as análises publicadas no blog “Empresas, Empresários e Desenvolvimento”, disponível no portal TNOnline.
