Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Campus de Apucarana promove encontro de acolhimento aos estudantes indígenas

Campus de Apucarana promove encontro de acolhimento aos estudantes indígenas

Geral, Extensão

Reunião de Acolhimento aos Estudantes indígenas
por publicado: 30/03/2026 10h51 última modificação: 30/03/2026 10h51
No dia 25 de março, o campus de Apucarana realizou a Reunião de Acolhimento aos Estudantes Indígenas, promovida pela Comissão Universidade para os Povos Indígenas (CUIA) Local.

O encontro teve como objetivo dar as boas-vindas aos estudantes indígenas ingressantes e veteranos, além de promover a integração e o diálogo entre diferentes setores da universidade, contribuindo para a construção de um ambiente acadêmico cada vez mais inclusivo e acolhedor.

Participaram da atividade representantes da direção do campus, coordenações de centros de área e de cursos, docentes, além de setores institucionais como a Secretaria Acadêmica, a Divisão de Assuntos Estudantis (DivAs) e o Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), bem como os membros da CUIA Local.

Atualmente, o campus de Apucarana conta com 15 estudantes indígenas, oriundos de diferentes territórios: 7 da Terra Indígena Apucaraninha (Tamarana/PR), 6 da Terra Indígena Queimadas (Ortigueira/PR), 1 da Terra Indígena Barão de Antonina (São Jerônimo da Serra/PR) e 1 da Terra Indígena Kuaray Hax (Antonina/PR).

A CUIA Local reforça seu compromisso em apoiar a trajetória acadêmica dos estudantes indígenas, atuando tanto no acompanhamento pedagógico quanto em iniciativas que promovam a valorização e a visibilidade das questões indígenas no campus. E destaca a importância do trabalho coletivo para a construção de um ambiente universitário mais inclusivo a partir do diálogo e das parcerias permanentes entre os diferentes setores da instituição.