Conselho Universitário aprova criação do Instituto Brasileiro de Áudio e Tecnologia Sonora - IBATS
Geral, Extensão
Pautas importantes foram aprovadas, na manhã de hoje, 01 de agosto, na 3ª Sessão (2ª Extraordinária) do Conselho Universitário – COU - da Universidade Estadual do Paraná - Unespar, presidida pela Reitora e Presidente do Conselho, Profª. Salete Paulina Machado Sirino.
Dentre elas, a criação do Instituto Brasileiro de Áudio e Tecnologia Sonora – IBATS/UNESPAR. Trata-se de um centro de pesquisa, ensino e desenvolvimento, especializado no campo do áudio e da tecnologia sonora, que reúne pesquisas e pesquisadores em redes de projetos voltados à promoção da inovação em técnicas, processos e produtos, favorecendo condições para certificação, patentes, prestação de serviços, protocolos de segurança sonora urbana, sustentabilidade sonora, ecologia acústica e, no mesmo ensejo, para a produção e difusão cultural no campo da música nova e das linguagens sonoras contemporâneas.
Para o Professor Dr. Álvaro Borges, proponente da criação do instituto, “Para além da criação de uma infraestrutura ímpar no país, o IBATS/UNESPAR congregará uma série de ações que colocará a UNESPAR no cenário internacional do campo da inovação por meio da ciência e da tecnologia aplicada ao áudio, dentro do universo da pesquisa, ensino, extensão e cultura, e, sobretudo, com o envolvimento de instituições referências que já iniciam como parceiras no projeto. Com a aprovação da proposta hoje pelo COU/UNESPAR, o que nos alegra sobremaneira, olhamos para o imenso trabalho que teremos para tornar a idealização do IBATS em concretude.”
Além disso, foi aprovada a regulamentação das eleições da Unespar. Essa demanda decorre do fato de haver na Universidade muitos cargos e funções eletivas com características diferentes, gerando vários tipos de eleições, com variados conjuntos de eleitores. Com a nova regulamentação, um só documento apresenta os regulamentos eleitorais e providencia renovações de caráter técnico, eleitoral e jurídico, e adota, de forma definitiva, os recursos tecnológicos de eleições online para as escolhas eleitorais.
O conselheiro Moacir Dall Palma destaca que “A aprovação de um Regulamento Geral para as eleições na UNESPAR é de relevância ímpar, tendo em vista os diversos cargos eletivos à disposição em cada processo eleitoral. Com uma regulamentação única, o trabalho de organização das eleições se torna mais ágil e seguro, principalmente pelo fato de o processo ser no formato eletrônico”.
A reitora salienta a relevância do trabalho na organização destas pautas, a assessoria jurídica do Dr. Paulo Gonçalves, a análise da equipe que compõe a Câmara Administrativa do COU e o profícuo debate por parte das Conselheiras e Conselheiros no processo de deliberação de regulamentações tão importantes para a Universidade Estadual do Paraná.