Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Coordenador e estudante do curso de segunda licenciatura participam do IV Encontro Nacional do Parfor

Coordenador e estudante do curso de segunda licenciatura participam do IV Encontro Nacional do Parfor

Geral, Pesquisa

Representantes da UNESPAR participaram do IV Encontro Nacional do Parfor, com destaque para debates sobre equidade e formação docente. Evento contou com apresentação de pesquisa e oficinas com participação de diversas instituições parceiras.
publicado: 27/05/2025 09h57 última modificação: 27/05/2025 09h57

Entre os dias 21 e 23 de maio o coordenador do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Ricardo Desidério, e o discente do curso da Segunda Licenciatura em Educação Especial Inclusiva, do campus de Paranaguá, Gustavo Daher, participaram do IV Encontro Nacional do Parfor “Consolidando Conquistas e Renovando o Compromisso com a Equidade na Formação de Professores”.

O evento teve como objetivo fortalecer o regime de colaboração, compartilhar experiências e construir, em diálogo, propostas para o aprimoramento do Parfor. Para Desidério esta oportunidade “representou um momento para reflexões da formação docente com qualidade e equidade”.

Durante os dias de Encontro, Gustavo Daher expôs o banner do seu projeto de pesquisa, intitulado como “O papel da gestão escolar no processo da inclusão”. Já o coordenador integrou as discussões da oficina “O papel dos coordenadores e formadores”.

A oportunidade reuniu representantes das demais Instituições de Educação Superior (IES), de secretarias de educação, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC) e demais parceiros.

 

Parfor na Unespar

A Unespar oferece o curso de segunda licenciatura em Educação Especial Inclusiva nos campi de Apucarana e Paranaguá, desde 2024. O curso integra o Parfor Equidade do Programa gerido pela Capes. Por meio desta iniciativa, busca-se oportunizar o acesso à formação específica, capacitando docentes e pedagogos para a atuação na educação especial inclusiva. A proposta estimula ainda, a aproximação entre a educação superior e a educação básica, tendo as comunidades e as escolas como espaços privilegiados de educação e pesquisa.

Para conhecer mais detalhes sobre o Parfor e sobre o curso de segunda licenciatura em Educação Especial Inclusiva, entre em contato com a coordenação pelo e-mail parfor.equidade@unespar.edu.br.