Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Curso de Pedagogia do Campus de Apucarana comemora sua primeira década

Curso de Pedagogia do Campus de Apucarana comemora sua primeira década

por publicado: 08/12/2023 13h54 última modificação: 08/12/2023 13h57

A comunidade acadêmica do curso de Pedagogia do campus de Apucarana celebrou na última quarta-feira, dia 06/12/2023, seus 10 anos de existência durante evento realizado no Auditório Gralha Azul.

O evento contou com a presença da Profª Dra. Marlete dos Anjos Silva Schaffrath, Pró-reitora de Ensino de Graduação, Daniel Gomes, Diretor Geral do campus,  Ângela Cristina Floriani, Chefe da Divisão de Graduação do campus, Professor José Ricardo, Diretor do centro de ciências humanas e educação, Professor Ricardo Desidério, Chefe da Divisão de Pesquisa e Pós-graduação, Profa. Janete Primon, egressa do Curso de Pedagogia, representando a Profa. Marli Regina Fernandes da Silva, Diretora da Autarquia Municipal de Educação, Profa. Vania Aparecida dos Santos Alves, representando o Prof. Vladimir Barbosa da Silva, Chefe do NRE Apucarana, Isabella Ciesilski da Silva, discente do Curso de Pedagogia, representado os/as alunos/as do curso, Sheyla Cristiane Miyki de Almeida Wessel, Chefe de Divisão de Recursos Humanos e Prof. Dr. Isaias Batista de Oliveira Junior, ex docente do Curso de Pedagogia, além de professores e acadêmicos do curso.

A proposta de implantação do curso de Pedagogia no campus de Apucarana foi feita no ano de 2011, com o objetivo de reaproveitar as vagas dos cursos de Tecnólogo em Gestão Pública, Tecnólogo em Comércio Exterior e  Administração Hospitalar, mas somente em 2013 o curso foi efetivamente implantado, foi feita a abertura de concurso público e realizados os testes seletivos para a contratação do corpo docente.

No período de 10 anos o curso contou com o ingresso de 430 estudantes, destes 197 já se formaram e 145 encontram-se matriculados no curso. Estes números revelam um percentual de conclusão acima de 75% e uma taxa de ocupação das vagas atualmente em 90%. Muitos alunos aprovados em seleções de mestrado, doutorado e também em concursos públicos.

“Temos muitos motivos para comemorar. Ao longo dessa primeira década muitos desafios foram superados, dentre eles, o de formar pedagogos com compromisso ético, moral e comprometidos com a consolidação de uma escola pública laica, gratuita e de qualidade para todos, de fato.” diz a atual coordenadora do curso, Adriana Salvaterra.

É importante ressaltar, a parceria existente entre o Núcleo Regional de Educação, na pessoa do professor Vladimir Barbosa da Silva e da Autarquia Municipal de Educação, na pessoa da professora Marli Regina Fernandes da Silva, na consolidação da práxis educativa.

“Como atual coordenadora do curso,  me sinto privilegiada por fazer parte de um colegiado tão comprometido com a Educação Brasileira. Minha eterna gratidão a cada professor e a cada acadêmico que fizeram e que fazem parte desta linda e desafiadora história do Curso de Pedagogia -Unespar -Apucarana” conclui Adriana.