Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Discentes da Unespar apresentam pesquisas no XVI Encontro Semintur Jr. 2025

Discentes da Unespar apresentam pesquisas no XVI Encontro Semintur Jr. 2025

Geral, Turismo

por publicado: 26/11/2025 14h32 última modificação: 26/11/2025 14h32
Colaboradores: Felipe Gomes do Nascimento

Estudantes do curso de Turismo e Negócios da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Campus de Apucarana, participaram, nos dias 13 e 14 de novembro, do XVI Encontro Semintur Jr. 2025. O evento, promovido pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade (PPGTURH), trouxe como tema “Turismo e Hospitalidade: Saberes Plurais”.

Os trabalhos apresentados fazem parte de projetos de pesquisa e extensão orientados pelos professores Felipe Gomes do Nascimento e Mariana Tomazin, reforçando o compromisso do curso com o desenvolvimento científico e o aprofundamento teórico-prático na área.

Confira os títulos das pesquisas apresentadas:


  • Eventos e inclusão social: análise do perfil e percepções dos participantes do CorriDown, em Apucarana (PR)
    Autora: Hillary Rafaela de França Alves da Cruz
    Orientadores: Felipe Gomes do Nascimento e Mariana Tomazin

  • Acessibilidade e eventos: análise e proposição de diretrizes para a inclusão de pessoas com deficiência física em eventos culturais e turísticos de Apucarana (PR)
    Autora: Iris Perozin Linhares
    Orientador: Felipe Gomes do Nascimento

  • Potencial turístico de Marilândia do Sul (PR): análise inicial e perspectivas de desenvolvimento regional
    Autora: Karyne Cristyane Ishii
    Orientadora: Mariana Tomazin

A participação dos estudantes em eventos acadêmicos e a produção de pesquisas científicas fortalecem a formação crítica, técnica e investigativa dos futuros profissionais. Além de ampliar a vivência universitária, essas experiências contribuem para o desenvolvimento de competências essenciais ao mercado de trabalho e promovem o protagonismo estudantil na construção do conhecimento.