Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Docente da Unespar Apucarana publica artigo em revista científica dos Estados Unidos

Docente da Unespar Apucarana publica artigo em revista científica dos Estados Unidos

Geral,Pesquisa

publicado: 12/08/2025 11h33 última modificação: 12/08/2025 11h33
Colaboradores: Maurício Barbosa da Silva

O professor Doutor Maurício Barbosa da Silva, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – campus de Apucarana, publicou recentemente o artigo "Characterization results for a third-order evolution equation with memory and infinite history" na Journal of Differential Equations (JDE), revista científica internacional da área de Matemática Aplicada, sediada nos Estados Unidos e editada pela Academic Press, selo da multinacional Elsevier, uma das maiores editoras científicas do mundo.

O periódico possui classificação A1 na CAPES e Q1 no ranking internacional, evidenciando o alto impacto da pesquisa. O trabalho foi desenvolvido em coautoria com os pesquisadores Eduardo Henrique Gomes Tavares e Jinyun Yuan, da Universidade de Tecnologia de Dongguan (China), contribuindo para o avanço da Matemática e suas aplicações.

O estudo apresenta resultados de estabilidade de uma equação matemática que descreve a propagação do som em meios viscoelásticos com “memória infinita” — ou seja, que consideram efeitos acumulados ao longo do tempo. Esse conceito encontra aplicação em áreas como acústica médica e industrial, auxiliando na compreensão e no aprimoramento do uso de ultrassom de alta intensidade em tratamentos contra tumores, bem como em processos de limpeza e inspeção industrial.

Na engenharia, o modelo contribui para o controle e a estabilidade de estruturas, permitindo prever e ajustar vibrações em pontes e prédios com base no comportamento histórico do material. Ao incorporar efeitos mais realistas, essas análises ajudam a tornar tecnologias mais seguras, eficientes e duradouras.

A UNESPAR parabeniza o professor Maurício e seus colaboradores por mais esta conquista, que reforça a presença da instituição no cenário científico internacional.