Estudante indígena da Unespar Apucarana participa da IV Marcha das Mulheres Indígenas em Brasília
Geral
Mais de 5 mil mulheres de mais de 100 povos originários, vindas de todas as regiões do Brasil e representando todos os biomas, ocuparam Brasília (DF) entre os dias 2 e 8 de agosto de 2025 para a IV Marcha das Mulheres Indígenas. Paralelamente, ocorreu a 1ª Conferência Nacional de Mulheres Indígenas, culminando com um ato na Praça dos Três Poderes, onde foi entregue ao Congresso Nacional a “Carta dos Corpos-Territórios em Defesa da Vida”, reunindo 49 propostas prioritárias para o fortalecimento de políticas públicas voltadas aos povos indígenas.
Entre as expressões culturais que marcaram o evento, o estudante indígena do curso de Direito da UNESPAR – Campus de Apucarana, Jhon Kenedy Sabino, apresentou-se ao lado do duo de rap Consciência Ancestral. A performance celebrou a ancestralidade e a luta dos povos indígenas, evidenciando a arte como ferramenta de resistência e afirmação identitária.
A participação de Jhon Kenedy reforça o papel ativo da juventude indígena na defesa dos direitos originários e na construção de espaços de valorização cultural em âmbito nacional.
Fotografia: @kakau_gojtej