Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Unespar Campus Apucarana participa do VI Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul

Unespar Campus Apucarana participa do VI Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul

por Aline Katerin Pinheiro publicado: 06/03/2026 09h36 última modificação: 06/03/2026 09h36
Bruna Padilha de Oliveira

 

A Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) esteve representada na 6ª edição do Encontro Regional dos Estudantes Indígenas da Região Sul (VI EREI-SUL), realizada entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2026, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Chapecó.

A delegação da UNESPAR foi composta pela professora Bruna Padilha de Oliveira, do Colegiado de Pedagogia do campus de Apucarana e coordenadora da Comissão Universidade para os Povos Indígenas (CUIA) local, juntamente com os estudantes indígenas Mauri Krekog dos Santos, do curso de Enfermagem (campus Paranavaí); Ezequiel Ninvaia Glicério, do curso de Direito (campus Paranavaí); Graciel Jãnkre de Almeida, do curso de Serviço Social (campus Apucarana); e Wesley Ryg Tánh Luis, do curso de Letras Português (campus Apucarana).

O EREI-SUL constitui-se como um importante espaço de articulação política, formação acadêmica e fortalecimento das identidades indígenas no ensino superior. O encontro reuniu delegações de universidades públicas da Região Sul para debater temas como permanência estudantil, interculturalidade, justiça climática, território, saúde, comunicação e resistência cultural, reafirmando o protagonismo dos estudantes indígenas na construção de políticas institucionais mais inclusivas.

Relatos dos estudantes

O estudante Graciel Jãnkre de Almeida, do curso de Serviço Social (campus Apucarana) e pertencente à Aldeia Apucaraninha, em Tamarana (PR), destacou a importância da experiência em sua trajetória acadêmica e coletiva. Segundo ele, o encontro fortaleceu o sentimento de pertencimento e responsabilidade coletiva.

“O tema central do encontro dialogou diretamente com os desafios que enfrentamos nas universidades: permanecer, resistir e afirmar nossos saberes em tempos de crise social, ambiental e política.”

Para o estudante, o encontro também representou um espaço de reafirmação identitária.

“Mais do que um evento, o VI EREI-SUL foi um território de resistência, aprendizado e reafirmação da nossa identidade enquanto estudantes indígenas que ocupam, constroem e transformam a universidade todos os dias.”

O acadêmico Ezequiel Ninvaia Glicério, do curso de Direito (campus Paranavaí) e da Aldeia Ivaí, em Manoel Ribas (PR), ressaltou o caráter formativo e coletivo do evento.

“O EREI-SUL foi uma das experiências mais enriquecedoras que já vivenciamos, pois, por meio de eventos como esse, nós, jovens indígenas, temos a oportunidade de trocar conhecimentos e compartilhar vivências.”

Segundo ele, cada estudante indígena carrega histórias distintas ao ingressar no ensino superior, o que torna os espaços de troca fundamentais.

“O EREI-SUL fortalece os jovens indígenas porque cria um espaço de escuta, acolhimento e união, reafirmando que não estamos sozinhos nessa caminhada.”

O estudante Mauri Krekog dos Santos, do curso de Enfermagem (campus Paranavaí) e da Aldeia Faxinal, em Cândido de Abreu (PR), destacou que o encontro também representa um espaço de reivindicação e fortalecimento das políticas indígenas no contexto acadêmico.

“Participei do EREI-SUL, um evento que dá espaço para os acadêmicos indígenas reivindicarem seus direitos e fortalecerem as políticas indígenas enquanto acadêmicos.”

Ele também ressaltou a dimensão intercultural do encontro.

“O EREI-SUL não foi somente para falar sobre políticas, mas também para conhecer outras culturas dos povos indígenas. Vou levar comigo essa experiência incrível para poder mostrar o caminho certo para os que vão vir depois de mim.”

Já o estudante Wesley Ryg Tánh Luis, do curso de Letras Português (campus Apucarana), da Terra Indígena Apucaraninha, em Tamarana (PR), enfatizou o caráter formativo e político do encontro.

“Minha participação no Encontro Regional dos Estudantes Indígenas do Sul foi uma experiência marcada por aprendizado, fortalecimento coletivo e reafirmação da identidade indígena no espaço universitário.”

Para ele, o evento fortalece a organização e a luta coletiva dos estudantes indígenas.

“O EREI-SUL se mostrou um espaço fundamental de união, escuta e construção coletiva, reafirmando a importância da organização estudantil indígena na luta por direitos, justiça social e respeito aos nossos saberes.”

A participação da delegação reafirma o compromisso da UNESPAR com a promoção da interculturalidade, da permanência estudantil indígena e do fortalecimento das políticas voltadas aos povos originários, por meio das ações desenvolvidas pela Comissão Universidade para os Povos Indígenas (CUIA).

Agradecimentos

A delegação da UNESPAR agradece à professora Marizete Jakaj Garcia, coordenadora do VI EREI-SUL, pela organização do encontro e pela acolhida às delegações, promovendo um espaço de diálogo, resistência e fortalecimento das políticas indígenas no ensino superior.

Agradece, igualmente, à CUIA local dos campi de Apucarana e Paranavaí, às Direções dos respectivos campi pelo apoio institucional — especialmente ao campus de Paranavaí, que cedeu a van para o deslocamento da delegação —, ao motorista Maurício Vieira Peixoto, pelo profissionalismo e cuidado durante a viagem, e à Reitoria da UNESPAR, pelo suporte institucional que viabilizou a participação dos estudantes no evento.

O envolvimento coletivo reafirma o compromisso da universidade com a construção de uma instituição pública mais intercultural, democrática e comprometida com os povos indígenas.