Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > ESTUDANTES REALIZAM AÇÃO EXTENCIONISTA NA SAÚDE PARA OS PACIENTES ATENDIDOS NO CISVIR

ESTUDANTES REALIZAM AÇÃO EXTENCIONISTA NA SAÚDE PARA OS PACIENTES ATENDIDOS NO CISVIR

Geral, Extensão

Autor(a): Professora Doutora Marli Elisa Nascimento Fernandes
publicado: 04/12/2024 16h19 última modificação: 04/12/2024 16h49

Ações extensionistas são atividades curriculares ou extracurriculares em que ocorre a interlocução entre a universidade e a sociedade em seu sentido amplo. Paulo Freire conceituou a Extensão Universitária como “comunicação de saberes”, os acadêmicos e os da vida: diálogo e reflexão sobre a realidade concreta.

A parceria deste projeto foi formalizada entre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Valedo Ivaí e Região (CISVIR), e a UNESPAR Apucarana por meio de campo de estágio obrigatório supervisionado, e enquanto coordenadora de estágio disse a prof a Marli vimos a possibilidade de estender para disciplina de planejamento sobre o Sistema Único de Saúde
(SUS), diante da complexidade e importância desta política de saúde, que oferece serviços gratuitos e igualitários a população em geral; a partir da sua constituição hierarquizada nos diversos níveis de atenção primária, secundária e terciária em relação ao procedimentos de baixa, média e alta complexidade da saúde.

Desta forma percebeu-se a oportunidade de extensão pela abrangência de atuação que o CISVIR têm no atendimento à população dos 18 municípios consorciados, sendo uma ferramenta de regionalização em saúde na qual prepondera o sentido de cooperação entre os municípios Apucarana e Arapongas, Borrazópolis, Bom Sucesso, Califórnia, Cambira, Faxinal, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Kaloré, Marumbi, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Novo Itacolomi, Rio Bom, Sabaudia e São Pedro do Ivai e Rosário do Ivai.

O projeto de extensão “Serviço Social e Cidadania no Serviços de Saúde do SUS, vinculado a disciplina de Planejamento em Serviço Social é coordenado pela Prof a . Dr a . Marli Elisa Nascimento Fernandes, tendo como objetivo promover a aproximação dos estudantes do 3º ano do curso de graduação de Serviço Social, para além do instituído na politica de saúde, com vistas levar informações dos direitos sociais da Previdência Social que tem uma forte interlocução com a saúde; e a percepção da realidade concreta dos pacientes, suas famílias e/ou responsáveis atendidos, inclusive possibilitando que os estudantes observassem a articulação entre a equipe multiprofissional de saúde do CISVIR os quais apoiaram as atividades.

A docente colocou ainda que buscou oferecer aos estudantes uma visão abrangente do que se trata da atividade de extensão, sua complexidade e responsabilidade, neste sentido foi trabalhado em sala de aula os referenciais teóricos (Baptista,2015 e GEPRO-UNICAMP, 2012) para a construção de estratégias de planejamento, aproximação, execução e avaliação da realidade na área da saúde.

Um ponto importante a ser ressaltado foi que os estudantes construíram três marcas páginas com as temáticas impressas dos critérios de elegibilidade, mecanismos de acesso aos Benefícios da Previdência Social: Auxílio por Incapacidade para o Trabalho (auxílio doença); Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência e pessoa idosa; e o Salário Maternidade às gestantes.
No dia 27/11/2024 os estudantes e a docente realizaram as ações do projeto de extensão, in loco por meio de grupos socioeducativos de orientação aos pacientes que estavam esperando atendimento na sala de espera do CISVIR, sendo que após cada grupo realizado todos os presentes receberam os marcas páginas.

Esta ação atingiu cerca de mais de 250 pessoas presentes, além da equipe técnica agregando e disseminado os conhecimentos apreendidos em sala aos estudantes os quais também aprenderam de forma como realizar a prestação de serviços a comunidade sobre os direitos sociais previstos pela Previdência Social pois, muitos da população não tem acesso de qualidade das informações, desta maneira cumpriu-se o papel da UNESPAR enquanto uma universidade pública e de qualidade, de prestação de serviços a comunidade, contribuindo para apreensão crítica e construtiva da realidade do Sistema de Saúde pública.

Na pesquisa de satisfação obtivemos dos pacientes: (...) “gostamos muitos desta informações, a gente queria que vocês fossem em nossa cidade” ; (...) nossa tirou muitas duvidas da gente, vou passar este papel para minha família” (participantes).
O número pessoas que este projeto de extensão atingiu foi além da nossa expectativa comentou a prof a Marli pois, os resultados demonstraram que o CISVIR como área de saúde pública de Apucarana tem espaço para diversas áreas profissionais: administração, direito, psicologia, enfermagem, contabilidade, letras, serviço social para a formação profissional além de proporcionar o aprendizado e produção de conhecimento dos nossos estudantes da Unespar, contribuindo para a formação especializada para atendimento no SUS , isto valeu muito a pena.
Segundo a prof a Marli contempla-se esta parceria futura serem estabelecidas a partir deste projeto exitoso entre a Universidade e o CISVIR cumprindo a finalidade extensionista e de produção de conhecimento articulação com outros setores da sociedade pela extensão, pesquisa ensino, formação e exercício profissional.

Agradecimentos: Profa. Dra. Luciane F. Z. Maroneze (colaboradora do projeto e coordenadora do curso), aos professores do Colegiado do Curso de Serviço Social por todo apoio neste projeto, ao agente universitário Vinicius R. Crispim (Diretoria da Extensão), as estudantes Indianara Galhardo e Pamela Felipe; a Leticia Cristina Bento e a Equipe de Enfermagem e Diretoria do CISVIR; a Mariana Battaza da

ABRAPHEM e ao Sr. Moacir Amado da Silva da empresa Stylo Uniformes patrocinadores da impressão
dos marca páginas.