Exibição do documentário “Dança dos Vagalumes” reúne comunidade acadêmica e representantes do MST no Auditório do Berton
Geral, Ensino
Na última quarta-feira (03/09), o Auditório do Berton recebeu a exibição do documentário “Dança dos Vagalumes”, dirigido por Maikon Nery e gravado no Assentamento Eli Vive, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Londrina. A obra combina elementos de ficção e documentário para narrar a história de Joana, uma mulher que retorna ao assentamento onde viveu na infância para atuar como professora. Ao revisitar o local, Joana revive memórias da luta de sua família e comunidade, suscitando reflexões sobre memória, imaginação, reforma agrária, luta pela terra e direitos sociais.
O evento contou com a presença do diretor do filme, que dialogou com o público em um bate-papo após a sessão. Também participaram mulheres assentadas: Meire Melo, Conceição Aparecida e Sandra Ferrer (Flor), dirigente estadual do MST. Elas compartilharam suas experiências, ressaltando o protagonismo feminino no movimento social e a importância do direito à educação.
A atividade foi inspiradora para os acadêmicos, que puderam ouvir relatos sobre o processo de luta e transformação do Assentamento Eli Vive — área que antes abrigava uma fazenda de corte de gado e foi desapropriada, dando lugar a uma comunidade organizada pelo MST. Conceição, avó da estudante de Pedagogia Anna Cláudia de Melo Cordeiro, relatou emocionada que foi a primeira vez que pisou em uma universidade pública.
As convidadas também recordaram que, no início, as crianças do assentamento estudavam em cochos adaptados, antes utilizados para o gado de corte do antigo proprietário. Hoje, após décadas de resistência, a comunidade conquistou uma estrutura educacional que atende desde a educação infantil até o ensino médio, com aproximadamente 600 estudantes. Além disso, o assentamento consolidou-se como referência na produção de alimentos saudáveis, livres de agrotóxicos, destinados às escolas públicas da região.
A iniciativa foi promovida pelo Colegiado de Pedagogia, com organização das professoras Luana Molina e Bruna Padilha de Oliveira, e contou com a participação dos cursos de Serviço Social, Pedagogia, Turismo e Letras Português.
O encontro reafirmou a relevância da universidade como espaço de diálogo e formação crítica, fortalecendo a aproximação da comunidade acadêmica com as lutas sociais e o compromisso com uma educação transformadora.