Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Gestão da Unespar reafirma diálogo em reunião com Sindunespar

Gestão da Unespar reafirma diálogo em reunião com Sindunespar

Geral

Reitoria da UNESPAR recebe representantes do Sindunespar para dialogar sobre pautas dos(as) docentes CRES, como contratos, carga horária e bolsas. Reunião reforça o compromisso da gestão com inclusão, diálogo e valorização docente.
por publicado: 02/06/2025 16h01 última modificação: 02/06/2025 16h01
Confira!

Confira!

A reitora da Unespar, professora Salete Paulina Machado Sirino, recebeu, na tarde de 27 de maio, a direção do Sindunespar na sede da Reitoria, para apresentação e discussão da pauta dos(as) docentes CRES da Universidade. Estiveram presentes, representando a diretoria do Sindicato, Valdir Anhucci, Dalila Maria Cristina de Souza Paz e Adriana Belotti; participaram também o vice-reitor da Unespar, professor Carlos Alexandre Molena Fernandes; a chefe de gabinete da Reitoria, professora Ivone Ceccato; e o pró-reitor de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento, agente universitário Valderlei Garcia Sanches.

Durante a reunião, a equipe da Reitoria respondeu aos pontos apresentados pelo Sindunespar, como o tempo de contratos CRES — já adequado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento — e a nova resolução de distribuição de carga horária, com destaque para a atual construção colaborativa e democrática entre os campi e a comissão nomeada para a elaboração do regulamento.

A reitora salientou que pautas como o auxílio-alimentação para docentes temporários são defendidas pela Unespar em conjunto com a APIESP junto à SETI, citando como exemplo a recente conquista em prol das carreiras dos(as) agentes universitários(as).

Outro tema discutido foi o pagamento de bolsas de iniciação científica para estudantes orientados(as) por docentes temporários. Ficou acordado que a Reitoria, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, promoverá o necessário debate para que bolsas pagas com recursos próprios da Universidade possam atender tal demanda.

A reitora também ressaltou a relevância da realização de concursos públicos, processos seletivos simplificados (PSS), em conformidade com as vagas aprovadas por meio da Portaria 55/2022-SETI, tendo a perspectiva de que, com as 58 vagas aprovadas para 2025, se chegue à marca histórica de 80% de docentes efetivos na Unespar. "Todos os temas trazidos para a pauta de discussões são muito caros à gestão da universidade, pois coadunam o conjunto de ações que nos leva a uma universidade cada vez mais inclusiva e comprometida com a igualdade social", destacou a Reitora.