NERA promove Roda de Conversa sobre Educação Antirracista na UNESPAR - Campus de Apucarana
Geral
Em alusão ao dia 13 de maio, data que marca a abolição da escravatura no Brasil, a UNESPAR – Campus de Apucarana sediará, no dia 14 de maio de 2025 (quarta-feira), das 19h às 21h, uma Roda de Conversa com o tema “Educação Antirracista: Entendendo o Significado do Dia 13 de Maio no Brasil”. O evento, promovido pelo Núcleo de Educação para Relações Étnico-Raciais (NERA), acontecerá no espaço do Diretório Central Estudantil (DCE) e é aberto à comunidade universitária.
A convidada para conduzir o diálogo será Maria Palmeirim Prates, psicóloga e psicopedagoga, ativista dos Movimentos de Consciência Negra em Apucarana/PR. Com sua trajetória de militância, Maria trará uma análise crítica sobre o real significado do 13 de maio, propondo uma reflexão sobre a educação antirracista, o racismo estrutural e a importância da valorização da identidade negra.
Além da roda de conversa, o evento contará com uma apresentação cultural do artista Marrom Brandino, referência do rap e hip hop na região, que trará à cena musical reflexões sobre a vivência negra e a resistência nas periferias.
A proposta da atividade busca engajar a comunidade acadêmica com a pauta antirracista, especialmente estudantes pretos e pardos, para que se apropriem dos espaços universitários no combate ao racismo, além de impulsionar uma consciência crítica coletiva sobre o tema.
A ação integra a programação do Movimento Diversidade Cultural Plural, iniciativa do movimento negro e de entidades populares de Apucarana, que realiza ao longo do mês diversas atividades em parceria com a prefeitura municipal e outras instituições, visando à valorização e à luta por direitos da população preta.
O evento também conta com o apoio do Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH), do curso de Serviço Social, ambos do Campus de Apucarana e do próprio Movimento Diversidade Cultural Plural.