Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Nota de Apoio e Solidariedade

Nota de Apoio e Solidariedade

Geral

por Aline Katerin Pinheiro publicado: 13/02/2026 16h18 última modificação: 13/02/2026 16h43
Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e o Curso de Administração

O Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e o Curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Apucarana manifestam publicamente seu irrestrito apoio e solidariedade à acadêmica Sayonara Doraci da Silva.

Recebemos com profunda consternação os relatos de violência, perseguição e ameaças sofridas por nossa estudante, situações que evidenciam a persistência de práticas de controle, intimidação e agressão contra mulheres que buscam autonomia, formação acadêmica e independência financeira. Tais fatos não podem ser naturalizados nem relativizados.

O CEDH reafirma que a violência de gênero constitui problema estrutural da sociedade brasileira, exigindo enfrentamento institucional, políticas públicas efetivas e compromisso coletivo. Reiteramos nossa confiança nas instituições responsáveis pela investigação e responsabilização do agressor, bem como na efetividade das medidas protetivas.

Os/as docentes do curso de Administração destacam, ainda, a força e a coragem de Sayonara ao romper o ciclo de violência e ao buscar, por meio da educação, a construção de um projeto de vida autônomo. Acadêmica dedicada, responsável e comprometida com sua formação, tem demonstrado postura ética, participação ativa nas atividades do curso e empenho constante na construção de seu percurso acadêmico e profissional.

O Centro de Educação em Direitos Humanos (CEDH) e o Curso de Administração da Universidade Estadual do Paraná – Campus de Apucarana manifestam publicamente seu irrestrito apoio e solidariedade à acadêmica e colocam-se à disposição para prestar apoio institucional, acadêmico e humano, reafirmando seu compromisso com a defesa intransigente dos direitos das mulheres e com a promoção de uma cultura de paz, equidade e justiça.

À nossa estudante, expressamos nossa solidariedade, respeito e admiração. Que sua trajetória siga marcada pela superação, pela proteção de seus direitos e pela garantia de um futuro livre de violência.

Apucarana, 13 de fevereiro de 2026.