Nota de pesar pelo falecimento do Papa Francisco
Geral
Filho do ferroviário Mario Giuseppe Bergoglio e de Regina Maria Sivori Gogna, Jorge Mario Bergoglio, o querido Papa Francisco, nasceu no bairro Flores, em Buenos Aires. Filho mais velho de cinco irmãos, ainda menino acompanhava a família às missas e aos jogos do San Lorenzo de Almagro. Aos 12 anos, sentiu seu primeiro chamado para o sacerdócio. Na adolescência, formou-se como técnico em química e, aos 19 anos, ingressou no seminário arquidiocesano.
Filósofo e teólogo da ordem dos jesuítas, foi professor de Literatura e Psicologia no Colégio Imaculada, na província de Santa Fé, e no Colégio do Salvador, em Buenos Aires. Atuou como reitor da Faculdade de Filosofia de San Miguel e dedicou-se, em Buenos Aires, a pastorear os mais pobres. Foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires em 1992 e cardeal em 2001.
Iniciou seu papado em 2013, revelando-se um líder carismático, estudioso, diplomata e pacifista. Lutou em prol dos direitos dos pobres, dos refugiados e das causas humanitárias. Primeiro papa latino-americano. Sua postura pastoral diante das injustiças sociais o aproximava das pessoas e as ensinava a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.
Mais do que um líder religioso, o chamado “Papa dos Pobres” levantou sua voz em tempos difíceis — de guerras e conflitos — buscando promover reflexões e consensos possíveis. Defensor da ciência, incentivou a vacinação em massa durante a pandemia que assolou o mundo.
Nas palavras de Papa Francisco: “Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos.”
Que a voz do Papa Francisco continue ecoando na humanidade, reafirmando valores baseados na ciência, na fraternidade, na solidariedade, na paz e na justiça social.
Respeitando a pluralidade religiosa em nosso país, a Unespar manifesta pesar pelo falecimento do Papa Francisco no dia 21/04/2025.