Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Nota de repúdio referente aos acontecimentos dentro do DCE da Unespar campus Apucarana

por publicado: 20/12/2022 09h19 última modificação: 20/12/2022 09h36

"O Movimento Estudantil Universitário manifesta completo repúdio aos atos de depredação-vandalismo de caráter ofensivo, odioso, racista e com apologia ao nazismo ocorridos dentro do Diretório Central dos Estudantes, na Unespar - campus de Apucarana.

O primeiro dos atos ocorreu no mês de julho de 2022, enquanto a diretoria do DCE ainda estava sendo formada. As paredes foram cobertas por mensagens ofensivas, racistas com símbolos de apologia ao nazismo. Uma vez que o DCE não estava estruturado, a universidade se prontificou a apagar os atos de vandalismo e as autoridades foram contatadas por um dos professores da universidade, com um boletim de ocorrência registrado.

O ato seguinte, ocorreu alguns meses depois, quando o DCE já estava em funcionamento, e o espaço sendo ocupado pelos estudantes novamente. Nos dias 21 e 22 de novembro o DCE promoveu o IV sarau Viva Dandara, o espaço físico do diretório estava decorado, mensagens contra o racismo, símbolos de resistência e amostras culturais que representavam a mensagem do sarau marcaram o primeiro dia. Já no segundo dia, um dos painéis com a imagem de Marielle Franco havia sido vandalizado com a palavra “abortista” escrita em sua testa, seus olhos cobertos por um X vermelho e a palavra resistência riscada. Em seu peito foi desenhado um fuzil, reiterando o ato violento e covarde contra ela e toda a população preta. Um outro painel com vários nomes da resistência do movimento negro, foi também vandalizado e fora escrito o nome do então presidente da República.

Não se pode tolerar manifestações que apoiem o racismo, o preconceito e o fascismo. Se nada for feito, ações do mesmo caráter continuarão a acontecer. Denunciamos a COVARDIA das pessoas que praticaram esses atos na calada da noite, atos que ferem a liberdade de expressão e a manifestação política pacífica que os murais representavam. O ato tem caráter criminal, uma vez que o racismo e a apologia ao nazismo são crimes, e os indivíduos que cometeram tais atos devem ser responsabilizados, e se comprovado estudantes, expulsos de nosso campus.

Diante da atual conjuntura em que nosso país se insere, o Movimento Estudantil acredita ser de extrema importância reiterar nesta nota que o DCE se posiciona em resistência à ameaça autoritária e fascista e que se apresenta. Atuamos em uma frente universitária de resistência, defendendo que ações contrári ao racismo e ao preconceito sejam promovidas dentro da universidade.

Incentivamos que todos se manifestem contra o ódio, contra a intolerância, e contra a violência.

Devemos sim ser a resistência, deixar de levantar a voz nas lutas sociais é facilitar que o outro lado seja ouvido. Não se omita."

“A maior expressão do preconceito racial no Brasil está justamente na negação desse preconceito.  Demétrio Sena - Magé/RJ.

Diretório Central dos Estudantes, CEDH.

A Direção da Unespar campus Apucarana apoia a manifestação do DCE e do CEDH.