Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Pró-reitor apresenta painel durante Câmara de Graduação da Abruem

Pró-reitor apresenta painel durante Câmara de Graduação da Abruem

Geral, Ensino

Pró-reitor da UNESPAR apresenta painel sobre avaliações educacionais durante a Câmara de Graduação da Abruem em Campo Grande. Encontro antecedeu o 73º Fórum da Abruem e destacou a importância de considerar as desigualdades regionais.
publicado: 26/05/2025 13h14 última modificação: 26/05/2025 14h00
Confira!

Confira!

Na última quarta-feira (21) o pró-reitor de Ensino de Graduação (Prograd), Antonio Marcos Dorigão, apresentou um painel durante a Câmara de Graduação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). O encontro aconteceu em Campo Grande, na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e antecedeu o 73º Fórum da Abruem, que iniciou na quinta-feira (22) e que contou com a UFMS também como anfitriã.

Durante a Câmara autoridades das Universidades buscaram discutir e definir temas relevantes para as graduações, assim como estabelecer um espaço de trocas de experiências e debates. Dorigão foi convidado para falar sobre ‘ENADE/ENARE/ENAMED - A equidade e o determinismo social nas avaliações’. Sua reflexão propôs uma avaliação para além do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade):  “nós precisamos avaliar para poder organizar as políticas e as ações em relação à graduação, mas esta avaliação deve ter em conta as diferenças regionais e as características do alunado”, destaca. 

Durante o painel, Dorigão reiterou a importância da revisão desses métodos de medição de qualidade dos cursos. “O Enade é uma avaliação de larga escala e unificada, para todo o Brasil, para todos os cursos, que não leva em consideração as diferenças regionais de cada um, as diferenças de população, as diferenças socioeconômicas”, explica. O pró-reitor também participou do 73º Fórum da Abruem, juntamente demais autoridades da Unespar: vice-reitor, Carlos Alexandre Molena Fernandes, e pró-reitoras de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, e Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), Thaís Gaspar Mendes da Silva.