Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Proec discute curricularização da extensão com docentes no campus de Apucarana

Proec discute curricularização da extensão com docentes no campus de Apucarana

Geral, Extensão

por publicado: 22/03/2024 16h02 última modificação: 22/03/2024 16h02

A Pró-reitora de Extensão e Cultura (Proec), Rosimeiri Darc Cardoso, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), se reuniu, no último dia 19, e no âmbito da Semana Pedagógica, com professores, coordenadores e diretores de centros de área do campus de Apucarana para conversar sobre a curricularização da extensão nos cursos de graduação.

Contando com a participação do diretor do campus, Daniel Gomes, foram abordados no encontro questões como os artigos da Resolução CNE/CES 07/2018, que institui as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira como forma de subsidiar o diálogo sobre uma autoavaliação da implantação das Ações Curriculares de Extensão e Cultura (Acec) na Unespar.

Na ocasião, Darc afirmou que “cada campus tem seus próprios desafios e, por essa razão, é importante ter um espaço de diálogo, de reflexão sobre nossas ações, a fim de buscar a melhor forma de desenvolver nossas atividades. As ações de extensão como parte da carga horária dos cursos ainda é uma novidade, por isso precisamos de tempo, de diálogo para que essas ações possam se efetivar com êxito”.

Entre os temas abordados, foram destacadas ainda a necessidade de uma melhor avaliação das propostas encaminhadas a fim de que sejam aprovadas, sendo, de fato, de extensão; o alcance das ações realizadas, como fator de impacto na sociedade; além de questões como o seguro dos extensionistas, transporte e necessidades específicas dos projetos. Alguns professores manifestaram preocupação em relação à realização das ações de extensão, considerando a atual distribuição de aulas e a participação dos professores na modalidade de Contrato em Regime Especial (CRES).