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Professor da UNESPAR - Campus de Apucarana lança livro infantil nesta quinta-feira

Geral, Extensão

Lançamento do livro O Menino que Não Ouvia de um Lado, do Prof. Dr. Ricardo Desidério, acontece na UNESPAR - Campus de Apucarana. A obra aborda inclusão, empatia e representatividade de crianças com surdez unilateral.
por Ricardo Desidério da Silva publicado: 06/05/2025 09h10 última modificação: 06/05/2025 09h10

No dia 08/05, às 19h15, no Auditório José Berton da UNESPAR – Campus de Apucarana, acontece o lançamento do livro infantil O Menino que Não Ouvia de um Lado, do Prof. Dr. Ricardo Desidério, docente do Curso de Pedagogia e também Chefe da Divisão de Apoio aos Cursos da DE/PROGRAD.

Voltado tanto para o público infantil quanto para pais e educadores, o livro conta a história de Oliver, uma criança com surdez unilateral. A obra narra as vivências de Oliver, que convive com a perda auditiva em apenas um dos ouvidos — uma condição conhecida como surdez unilateral. A narrativa é baseada na experiência pessoal do próprio autor, que também possui essa condição, além de relatos de mães de crianças que compartilham da mesma realidade.

Ao longo da história, Oliver enfrenta diversos desafios cotidianos, como a dificuldade para localizar sons e lidar com ambientes ruidosos. A obra acompanha suas experiências em casa, na escola e nas interações com amigos, mostrando como ele lida com o diagnóstico e as adaptações realizadas para promover sua inclusão — como ajustes na sala de aula e a conscientização dos colegas sobre suas limitações auditivas. O livro também aborda o preconceito enfrentado por quem tem surdez unilateral, muitas vezes subestimada, mas destaca o processo de empoderamento de Oliver ao aprender a se posicionar e reivindicar seus direitos.

A obra se destaca por abordar temas fundamentais como:

  • Inclusão e Acessibilidade – discutindo como crianças com surdez unilateral podem ser integradas de forma eficaz nos ambientes escolar e social;

  • Empatia e Compreensão – incentivando a reflexão sobre a importância de compreender e apoiar as diferenças auditivas e os desafios enfrentados;

  • Autossuficiência e Representatividade – promovendo o fortalecimento da autoestima e o respeito às limitações dessas crianças.

Além de sua proposta literária, O Menino que Não Ouvia de um Lado também se apresenta como uma relevante ferramenta pedagógica, contribuindo para discussões sobre diversidade e a importância de práticas inclusivas no contexto educacional.

Aos interessados em adquirir um exemplar, haverá sessão de autógrafos com o autor ao final do evento.