PROGRAD finaliza série de encontros nos campi da Unespar para planejamento pedagógico e administrativo
Ensino
Nesta semana, a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, e a equipe da Pró-reitoria de Ensino de Gradação (PROGRAD), encerraram a série de encontros presenciais nos campi da Instituição, iniciada no dia 20 de outubro.
O objetivo dos encontros foi discutir aspectos do planejamento pedagógico e administrativo dos cursos de graduação a partir dos indicadores da Base de Dados da Diretoria de Registros Acadêmicos (DRA/PROGRAD) e de dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), com vistas ao fortalecimento dos 75 cursos de graduação da Unespar.
Na abertura das reuniões, em cada campus, a reitora enfatizou a relevância da realização desses trabalhos em conjunto para ampliar a análise, a discussão e a proposição de ações para o planejamento pedagógico dos cursos, para o calendário acadêmico de 2023 e dos anos seguintes. De acordo com a reitora, é importante pensarmos o fortalecimento de nossos cursos como ação coordenada no âmbito da Universidade.
A pró-reitora de Ensino de Graduação, Marlete Schaffrath, ressaltou que a Base de Dados fornece informações quantitativas, principalmente, médias, percentuais e gráficos, mas que é preciso uma ressignificação qualitativa daquilo que os dados numéricos indicam a partir do olhar atento dos docentes dos cursos e das equipes de gestão dos cursos em todos os níveis da gestão universitária.
A dinâmica dos encontros pautou-se na apresentação e discussão de dados característicos de cada curso, disponíveis na base de dados e gráficos elaborados pela Diretoria de Registros Acadêmicos e apresentados pelo chefe da Divisão de Registros Acadêmicos, Dirceu Scaldelai. As informações trazidas continham dados sobre o número de ingressantes, de matriculados, de evasão, de desistências, de rendimento acadêmico, de concluintes e CPC dos cursos. Em seguida à apresentação, os dados puderam ser discutidos pelos presentes com vistas ao redimensionamento de ações para a qualificação de projetos pedagógicos e para a permanência dos estudantes.
As reuniões aconteceram no campus de Paranaguá, no dia 20/10; de Curitiba I/Embap e Curitiba II/FAP, no dia 21/10; de Apucarana, no dia 08/11; de Paranavaí, no dia 09/11; de Campo Mourão, no dia 10/11; e no campus de União da Vitória, no dia 16/11.
Estiveram presentes nos encontros as representações estudantis das instâncias colegiadas dos cursos e campi, as chefias das Divisões de Graduação, as coordenações dos cursos de graduação, as direções de Centros de Área e as direções gerais dos campi.