Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Projeto de Extensão do curso de Ciências Econômicas da Unespar de Apucarana apresentou resultados de estudo sobre a Economia Solidária do município de Apucarana

por publicado: 07/03/2023 16h41 última modificação: 07/03/2023 16h41

Nesta última segunda (06 de março), os professores Tania Rissa e Rafael Durlo, do Colegiado de Ciências Econômicas da Unespar campus Apucarana, apresentaram ao Prefeito do município, Junior da Femac, os resultados de um projeto de extensão que visava realizar um estudo sobre o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Prefeitura de Apucarana.

Para a realização da pesquisa, os professores e alunos participantes do projeto de extensão realizaram entrevistas com 166 empreendedores solidários. A partir dessa amostra, se verificou que o Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino é integrado em sua maioria por mulheres (93,7%), sendo que 80% tem idade superior a 41 anos. Se constatou também que para 12,05% dos empreendimentos entrevistados a renda gerada pela economia solidária é a única fonte de renda da família, enquanto que para 62,7% a atividade de economia solidária é uma forma de complementar a renda familiar. Outro ponto interessante observado pelo estudo foi que a maioria (mais de 70%) dos empreendimentos adquire sua matéria-prima na cidade de Apucarana, o que fortalece a economia local.

Capacitação: a partir desse estudo, os professores constataram uma necessidade e tiveram a ideia de elaborar e ofertar uma formação continuada para as pessoas capacitadas na economia solidária. O curso já está formatado e a primeira turma terá início no próximo dia 14 de março, na Unespar campus Apucarana, às 14 horas. Serão 8 módulos quinzenais, com duração até agosto de 2023. O foco é a qualificação e fomento da geração de renda para a rede mulheres solidárias.