Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Propedh lança série de Podcasts da campanha Unespar + Inclusiva

Propedh lança série de Podcasts da campanha Unespar + Inclusiva

por publicado: 22/03/2023 08h57 última modificação: 22/03/2023 08h57

Está no ar a série de podcasts “Direitos Humanos em Rede” com entrevistas realizadas com pesquisadores e pesquisadoras das Universidade Estaduais do Paraná (Unespar). Em cada episódio, os/as convidados/as falam sobre racismo, violências de gênero, inclusão/exclusão social e educacional de pessoas com deficiência. O podcast está disponível no site propedh.unespar.edu.br e com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no site www.unesparinclusiva.com.br.

O primeiro episódio da série - “Racismo: conhecer para prevenir e enfrentar” - apresenta a entrevista realizada pela Diretoria de Direitos Humanos (DDH) da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh), com o professor Delton Aparecido Felipe, da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

A série de podcast faz parte da campanha Unespar + Inclusiva, que se trata de um movimento contínuo de informação e sensibilização para o respeito à diversidade e disponibiliza materiais educativos para a identificação e prevenção de violências culturalmente naturalizadas contra grupos vulneráveis.

A cada 15 dias, um novo episodio será lançado. Todos os materiais produzidos ficarão disponíveis no site da campanha e podem ser acessados por toda a comunidade.

Unespar + Inclusiva

A campanha Unespar + Inclusiva é uma realização da Propedh, por meio da DDH. Foi lançada em 2022 em solenidade pública que contou a presença da reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, do Superintendente da então Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Aldo Nelson Bona, e da Associação Paranaense de Instituições de Ensino Superior do Paraná (Apiesp), Miguel Sanches Neto.

No lançamento, foi apresentada a coletânea audiovisual “Pílulas de Inclusão”, dirigido e cocriado por Marcel Malê, juntamente com estudantes do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Artes (PPGArtes) da Unespar. No mesmo dia, aconteceu uma palestra com o Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca.

CLIQUE AQUI PARA LER A MATÉRIA DE LANÇAMENTO DA CAMPANHA

#ParaTodosetodasVerem: Figura 1 - informações: Campanha de Educação em Direitos Humanos. Unespar + Inclusiva. Podcast Direitos Humanos em Rede. Está no ar. Ilustração: Figura com fundo em tons de laranja e a imagem de um fone de ouvido verde ao centro, sobre traços brancos que formam rostos humanos direcionados para o canto superior direito. No canto superior esquerdo, a logo da campanha de Educação em Direitos Humanos Unespar + Inclusiva e na borda inferior, as logos da Unespar, da Propedh e do CEDH. Figura 2: Informações da Figura: Campanha de Educação em Direitos Humanos Unespar + Inclusiva. Episódio 1.  Racismo: identificar para prevenir e combater. Prof. Delton Aparecido Felipe. Universidade Estadual de Maringá – UEM. Podcast Direitos Humanos em Rede. Ilustração: Figura com fundo em tons de laranja. No centro, traços brancos formam o contorno de diferentes rostos humanos e, sobre eles, uma foto preto e branca de um homem negro de cabelos curtos. Ao redor da foto, as informações da Figura estão dispostas em letras brancas. No canto superior esquerdo o símbolo de acessibilidade em Libras e na borda inferior, as logos da Unespar, da Propedh e do CEDH.