Racismo, preconceito e estigma, foram temas da roda de conversa entre estudantes do curso de Serviço Social e as pessoas em situação de rua em Apucarana
Geral, Extensão
Como começou? Segundo a profa. Dra. Marli Elisa Nascimento Fernandes foi na disciplina de Oficina Profissional Questão social a partir do projeto extensão1 realizando a parceria com as equipes do Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (CENTRO POP), o Setor da Vigilância Socioassistencial da Prefeitura Municipal de Apucarana e a Instituição Renascer.
A partir dos grupos de estudantes do 1o ano do curso de Serviço Social escolherem as pessoas em situação de rua como aproximação desta realidade definiu-se os temas: "Assistente Social no Combate ao Preconceito: Racismo” e “Assistente Social no Combate ao Preconceito e à violação de direitos das/os usuárias/os de psicoativos (CFESS, 2016)" iniciando pelas leituras, debates e organização em sala de aula.
Durante a atividade pedagógica os estudantes foram apropriando-se de elementos fundantes da questão social cujas expressões da desigualdade, pobreza extrema e outros fatores vão atingindo os indivíduos, levando-os a
condição grave de vulnerabilidade. E assim dividiu-se as ações em etapas:
- Etapa 1 - foi concretizada pela profa. Marli a parceria entre a UNESPAR e os assistentes sociais: Vera Berg(Centro Pop), Mauro Cesar (Vigilância Socioassistencial), Núbia Sadoviski (Instituição Renascer), com a inserção das estudantes Hanna Luiza e Pamela Simeão) do 3o ano e nos campos de estágio nestes serviços.
- Etapa 2 - consistiu na apropriação dos estudantes quanto ao funcionamento do serviços por meio de uma palestra sob tema “Diálogos sobre a População em Situação de Rua onde o profissional Mauro Cesar trouxe o mapa de indicadores desta realidade das pessoas em situação de rua apontando também como trabalho e os dados subsidiam as ações na Vigilância Socioassistencial (que é um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território.
- Etapa 3 - Realizamos a visita técnica no Centro POP para organização da roda de conversa dos estudantes, conhecer o espaço, as equipes de trabalho e o alinhamento das ações. E em concomitante os estudantes construíram Posters; e arrecadaram kits de higiene pessoal e bucal os quais foram doadas as pessoas que estão em atendimento na instituição Renascer.
- Etapa 4 - No dia 28/11/2024 ocorreram as duas ações extensionistas no Centro Pop, sendo a 1a atividade no período de manhã, os estudantes e as docentes fizeram a roda de conversa com as pessoas em situação de rua e equipe presentes no local ouvindo as vivencias das pessoas, apresentando o debate do serviço social no combate ao racismo, preconceito e estigma.
Já a noite do dia 28/11/2024 o ônibus levou todos os estudantes e docentes a Instituição Renascer sendo a conversa se deu pela apresentação depoimentos das pessoas que vivem lá, sendo o diálogo caloroso, humanizado e respeitoso atingindo assim os presentes; envolvendo os estudantes na percepção de que é possível resgatar a esperança das pessoas para busca e superação desta realidade.
O resultado concreto destas ações foi notório e imediato os estudantes conseguiram relacionar os conteúdos da disciplina de oficina questão social, expresso a partir de uma mudança no olhar em relação ao outro; também aprofundando o respeito no desenvolvimento de sociabilidades com pessoas que moram na rua, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.
Este projeto social objetivou a desconstrução de toda e quaisquer formas de discriminação “por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de Gênero, idade e condição física”, como aponta o Código de Ética Profissional.
Nota: Título da Proposta: DiagramAção: sistematização e divulgação de materiais gráficos digitais na área de Serviço Social e Política Social.
Coordenador(a): Viviani Yoshinaga Carlos e Marli Elisa Nascimento Fernandes.
Agradecimentos:
Aos colegas do Serviços: Centro POP, Instituição Renascer; Vigilância Socioassistencial; UNESPAR: Profa. Daniella Castamann, Luciane Maroneze; Mirele Hashimoto, Cléber Broietti e Patricia Ormastorni Lagallo.