Reflexão sobre identidade docente e oficina didática marcam evento do curso de Matemática no campus de Apucarana
Geral, Ensino
Na segunda-feira, 2 de junho de 2025, estudantes do segundo e terceiro anos do curso de Licenciatura em Matemática da UNESPAR – Campus de Apucarana participaram de um evento voltado à identidade profissional docente e à formação continuada. A ação foi promovida pelo Colegiado de Matemática, sob coordenação da professora Anna Flávia Magnoni Vieira.
O encontro contou com a presença do professor Paulo Rodrigues, da UNESPAR – Campus de Paranavaí, que conduziu uma reflexão com o tema: “A Identidade profissional de (futuros) professores de Matemática: uma possível orientação para o desenvolvimento de ações formativas.” Em seguida, o professor Julio Cezar, egresso da UNESPAR – Campus de Apucarana e atualmente docente do Instituto Federal, ministrou uma oficina didática com foco em práticas inovadoras no ensino.
A proposta do evento foi aproximar os acadêmicos da realidade da sala de aula, abordando temas como ingresso na pós-graduação, formação continuada, inovações metodológicas e os limites e possibilidades do trabalho docente nas instituições de ensino.
Segundo os organizadores, ações como essa contribuem significativamente para a construção da identidade profissional dos futuros professores, estimulando o protagonismo e o pensamento crítico sobre sua atuação.