Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Reitoria e Propedh se reúnem com movimento estudantil dos sete campi da Unespar

Reitoria e Propedh se reúnem com movimento estudantil dos sete campi da Unespar

por publicado: 14/06/2023 09h18 última modificação: 14/06/2023 09h18

Representantes do movimento estudantil dos sete campi da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) se reuniram, no dia 3 de junho, com a reitora, Salete Machado Sirino, a pró-reitora de Políticas Estudantis e Direitos  Humanos (Propedh), Andréa Sério, e a diretora de Assuntos Estudantis (DAE), Analéia Domingues, para discutir pautas transversais aos campi e específicas por campus, incluindo o acesso à alimentação, moradia, acessibilidade, estrutura dos campi, enfrentamento a violências contra grupos vulneráveis, orçamento institucional, entre outras pautas derivadas de discussões prévias, como as realizadas no IV Fórum Estudantil da Unespar, em outubro de 2022.

De acordo com a reitora, “a reunião demonstrou a crescente organização do movimento estudantil da Unespar e a relevância do diálogo colaborativo para o avanço no desenvolvimento e consolidação de políticas institucionais que impactam diretamente na qualidade da permanência estudantil em nossa Unespar”.

A representante do Movimento Estudantil Unificado (M.E.U.), Gabriela Berry, destacou a disposição da Reitoria e da Propedh para o estabelecimento de diálogo com os(as) estudantes e comentou que a reunião proporcionou maior compreensão sobre os procedimentos institucionais, fato que favorece o aprofundamento da elaboração das pautas de interesse estudantil.

Para Andréa Sério, o encontro marca o fortalecimento da representatividade estudantil e a qualificação do debate sobre as políticas de assistência e permanência estudantil na Universidade. A pró-reitora comentou sobre a criação do grupo de trabalho que se reúne semanalmente com a Propedh, nomeado como GT de Assuntos Estudantis, assim como a retomada das Rodas de Conversa online com estudantes dos sete campi da Unespar. Andréa também destacou sobre a importância da representatividade estudantil nesses espaços de diálogo, uma vez que proporcionam integração entre todos e todas.

Para incentivar a participação estudantil, a Propedh convida toda a comunidade estudantil para participar da próxima Roda de Conversa, que está agendada para esta quinta-feira (15), às 19h30, com link de acesso disponibilizado pelas Divisões de Assuntos Estudantis (Divas) dos campi da Unespar.