Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Reitoria realiza reuniões com Diretores de Centros de Área

Reitoria realiza reuniões com Diretores de Centros de Área

por publicado: 23/02/2024 09h14 última modificação: 23/02/2024 09h14

Tendo em vista o planejamento das atividades das Pró-reitorias de Extensão e Cultura e de Pesquisa e Pós-graduação para o ano de 2024, foram realizadas reuniões regionais com os Diretores de Centros de Área dos campi a convite da Reitora. No dia 19/02, reuniram-se no campus de Paranavaí os Diretores de Centros de área de Apucarana, Campo Mourão e Paranavaí; no dia 20/02 a reunião ocorreu no campus Curitiba II, com os Diretores de Centros de Área dos campi de Curitiba I, Curitiba II, Paranaguá e União da Vitória.

Na oportunidade, a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, Profª Rosimeiri Darc Cardoso, apresentou suas demandas junto aos Diretores de Centro de Área no sentido de fortalecer a realização das ações de extensão, especialmente no que se refere à análise rigorosa dos Processos submetidos para as Divisões de Extensão e Cultura dos campi, tendo em vista a legislação vigente e a necessidade de ações qualificadas na extensão.

Também destacou a necessidade de apoio das Direções de Centros na divulgação de Editais, dentre eles o de Internacionalização da Extensão e o de Bolsas de Produção Artística, que serão abertos até o início de março. Outra ação em Curso é a realização do 1º Festival de Arte e Cultura da Unespar, a ser realizado no período de 12 a 16 de junho, no campus de Paranavaí, contando com a participação de todos os campi.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Carlos Molena, destacou os avanços realizados em 2023, em relação ao quantitativo de bolsas e aprovações de Cursos de Mestrado e Doutorado, reforçando que os Colegiados dos programas estão vinculados aos Centros de Área e seus diretores são intermediadores das demandas que cada programa tem. Foi destaque da conversa o Edital da CAPES de financiamento de projetos de Extensão na Pós-Graduação (PROEXT-PG), cujo edital deverá sair em breve para selecionar os projetos da Unespar.

Além desses temas, foi destaque a necessidade de elevar as notas dos programas de Mestrado, com vistas à proposição de Doutorados. O Pró-Reitor colocou-se à disposição para apoiar os GTs que estão envolvidos em novas propostas tanto de Mestrado como de Doutorado.

Outras ações da PRPPG em curso foram mencionadas como o Edital de Apoio à participação em eventos, o Edital de Internacionalização em parceria com o ERI, que já funcionou no ano passado e teve boa adesão.

A Reitora, Profª Salete Machado Sirino, acompanhou as duas reuniões e destacou o papel das Direções de Centros de Área na interlocução das demandas dos cursos de graduação e pós-graduação e respectivas pautas no CEPE e o contínuo diálogo com as Pró-reitorias da Prograd, Prppg, Proec, Propedh e Progesp, com vistas ao funcionamento dos cursos. Também pontuou questões relativas ao PAD eletrônico em processo de implantação.