Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Setembro Azul: mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira

Setembro Azul: mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira

por publicado: 13/09/2022 14h57 última modificação: 13/09/2022 14h57

Setembro Azul: mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira
Neste mês, são lembradas as lutas e conquistas da comunidade surda no Brasil e no mundo.

A escolha do mês de setembro é devida a várias datas que têm grande relevância para a história da educação dos surdos e para a própria comunidade:

📌6 a 11 de Setembro de 1880: Congresso de Milão. Este foi um momento lamentável para a comunidade. O congresso determinou a proibição do uso e ensino das Línguas de Sinais na educação dos surdos, dando preferência ao método oral.
📌9 de Setembro de 2009: Em 25 dos 26 estados brasileiros, aconteceu o Seminário Nacional em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos.
📌20 a 26 de Setembro: Semana Internacional dos Surdos. Desde 1958, a Federação Mundial dos Surdos (WFD) celebra anualmente uma semana dedicada à conscientização acerca da História dos Surdos, Línguas de Sinais e Educação dos Surdos e Cultura Surda.
📌23 de Setembro: Dia Internacional da Língua de Sinais.
📌26 de Setembro: Dia Nacional do Surdo. Em 1857 foi fundada, no Rio de Janeiro, a primeira escola de surdos no Brasil (atualmente INES).
📌30 de Setembro: Dia Internacional do Surdo e Dia internacional do profissional tradutor e intérprete.