Trabalho da Unespar Apucarana é apresentado no XV Encontro Nacional de Educação Matemática
Geral,Pesquisa
O trabalho "Proporções e Padrões: Uma Revisão sobre Etnomatemática e Cultura Capilar", de autoria de Graziele Cristina de Jesus, discente do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – campus Apucarana, e de Bruna Padilha de Oliveira, docente do Colegiado de Pedagogia da mesma instituição, foi aprovado na modalidade Comunicação Científica e apresentado no XV Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM).
A apresentação ocorreu no Eixo 09 — Etnomatemática e Cultura, coordenado por Adriano Fonseca e Joserlene Lima Pinheiro, que reúne estudos sobre a produção, organização e disseminação de saberes matemáticos em diferentes contextos culturais. Este eixo adota uma perspectiva in/inter/transdisciplinar para investigar práticas socioculturais de contar, classificar e modelar, valorizando saberes locais e tradicionais na formação matemática escolar. Também aborda o impacto das práticas etnomatemáticas na aprendizagem significativa, na formação crítica e na desconstrução de modelos eurocêntricos, reconhecendo a educação matemática como espaço de identidade cultural, inclusão e justiça social.
O XV ENEM foi realizado entre 28 de julho e 1º de agosto de 2025, sendo promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Trata-se do mais importante evento nacional da área, reunindo professores da Educação Básica, docentes e estudantes de licenciatura, pós-graduandos e pesquisadores de todo o país.
A participação da UNESPAR no XV ENEM reafirma o compromisso institucional com a produção de conhecimento científico e com o fortalecimento de práticas que conectam matemática, cultura e sociedade, contribuindo para uma educação mais inclusiva e contextualizada.