Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Unespar atende mais de 8 mil pessoas na edição 2024 da Operação Rondon Paraná

Unespar atende mais de 8 mil pessoas na edição 2024 da Operação Rondon Paraná

Geral, extensão

por publicado: 05/08/2024 10h22 última modificação: 05/08/2024 10h22

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) atendeu 8.430 pessoas em 104 projetos de extensão promovidos pela instituição na edição 2024 da Operação Rondon Paraná, ação integrada do Governo do Estado realizada em 12 cidades da região Centro-Sul do Paraná, entre 5 e 19 de julho.

A iniciativa, empreendida nos municípios de Inácio Martins, com a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), e Reserva do Iguaçu, em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mobilizou 20 estudantes, três docentes e dois agentes universitários da Unespar em oficinas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, tecnologia, trabalho e comunicação oferecidas em colégios, centros de referência da pessoa idosa, órgãos do estado e das prefeituras envolvidas, além de uma rádio e uma aldeia indígena.

Também coube à Unespar a alimentação das cidades cobertas pela edição da Operação Rondon Paraná deste ano. Foram aproximadamente 18 mil refeições distribuídas pelos municípios participantes. Boa Ventura de São Roque, Candói, Cantagalo, Guarapuava, Inácio Martins, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste, Pitanga, Turvo, Prudentópolis, Foz do Jordão e Goioxim receberam cerca de 1,2 mil refeições da Unespar, entre cafés da manhã, almoços, lanches e jantares.

Coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a Operação Rondon Paraná 2024 envolveu docentes e estudantes das sete instituições estaduais de ensino superior do estado com o objetivo de desenvolver atividades sociais, culturais, esportivas, ambientais, de saúde e de empreendedorismo em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).