Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Unespar avalia de forma positiva participação de projetos de extensão no Verão Maior Paraná

Unespar avalia de forma positiva participação de projetos de extensão no Verão Maior Paraná

geral, Extensão

por publicado: 12/02/2025 09h01 última modificação: 12/02/2025 09h01

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) teve importante participação nas atividades desenvolvidas pelo Governo Estadual, no projeto Verão Maior Paraná 2024/2025, realizado nas praias do litoral, de 28 de dezembro a 2 de fevereiro, com o objetivo de proporcionar lazer e entretenimento a turistas e moradores.

As ações foram desenvolvidas por meio dos projetos de extensão Cinespar Itinerante: Cinema nas ruas paranaenses, Brinquedoteca Verão em Jogo e Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável.

A coordenadora geral dos projetos Verão Maior Paraná, docente Áurea Viana, avaliou a participação da Universidade, via projetos de extensão, como “muito positiva”. Para Áurea, o impacto dessas iniciativas “foi significativo, tanto no acesso à cultura e ao lazer quanto na conscientização ambiental.”

A docente se sente confiante e já tem planos para os próximos anos: “Para as futuras edições, a expectativa é expandir o alcance das ações, fortalecer parcerias e aprimorar as metodologias utilizadas. Também esperamos a possibilidade de incluir novos projetos”, revela.

Áurea também é a coordenadora do projeto Cinespar Itinerante: Cinema nas Ruas Paranaenses, que é vinculado ao campus de Campo Mourão, da Unespar, que contou com colaboradores e bolsistas O objetivo do projeto, que foi criado em 2011, é democratizar o acesso à cultura audiovisual no Paraná e levar exibições de filmes para locais públicos. São curtas e longa-metragens, além de documentários, que incentivam debates sobre questões sociais e culturais. As obras cinematográficas exibidas foram produzidas por professores e egressos do curso de cinema da Unespar.

“O Cinespar Itinerante proporcionou à comunidade de Matinhos e às crianças de Caiobá sessões gratuitas de cinema brasileiro, ampliando o contato com a produção audiovisual nacional e promovendo debates enriquecedores”, assegura Áurea.

Já o projeto Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável, que tem na coordenação o professor Sebastião Cavalcanti, do campus de Paranaguá, se destaca pelo uso inovador de fibras de coco na limpeza das praias, promovendo educação ambiental e envolvimento comunitário na preservação do litoral. O projeto, que segundo o professor já tem sete anos, reaproveita o material na produção de fibras, casquilho e substratos. A iniciativa visa também a inclusão social e econômica de pessoas em situação de vulnerabilidade, gerando empregos e renda, principalmente na coleta seletiva durante a alta temporada e na produção de subprodutos ao longo do ano.

Sebastião pontuou que nessa temporada “a oficina de confecção de vaso com fibra de coco teve a participação de aproximadamente mil pessoas.”

Para ele, a participação no evento foi “uma oportunidade de aproximação da Universidade com a comunidade. Durante o período apresentamos as atividades desenvolvidas pelo Projeto Nossa Praia Mais Limpa e Sustentável com a conscientização para o descarte correto da casca do coco verde pelos visitantes, sendo o resultado muito positivo”, avalia.

Sebastião lembra que o projeto teve início pelo programa Universidade Sem Fronteiras e no ano passado já esteve no evento Operação Verão, do governo estadual.

Conforme o coordenador, o projeto da casca de coco faz parte da Agência de Inovação Tecnológica (Agitec), da Unespar, que nesta edição do evento está participando das atividades da Carreta da Inovação, realizada pela Secretaria da Ciência Tecnologia e Ensino Superior (SETI) e Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). “O objetivo era apresentar ações de incentivo ao empreendedorismo e inovação da Universidade. Para isso, em janeiro, apresentamos nosso trabalho, na Carreta da Inovação, em Morretes e Antonina e de 12 a 22 de fevereiro estaremos em Paranaguá.”

E o terceiro projeto da Universidade, presente no evento do governo estadual no litoral, o "Verão em Jogo: Atividades Lúdicas e Recreativas para Todas as Idades", coordenado pelo professor Matheus Amarante do Nascimento, do campus de Paranavaí, participou oferecendo “uma variedade de atividades que estimularam o desenvolvimento cognitivo, social e físico de pessoas de todas as idades, incluindo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos”, conta.

As atividades propostas por professores e estudantes incluíram jogos, brincadeiras, oficinas e dinâmicas, “que promoveram saúde, bem-estar e criatividade”, diz.

“Além de proporcionar momentos de interação e aprendizado, o "Verão em Jogo" divulgou, em janeiro, os cursos de graduação e pós-graduação da Unespar, aproximando a universidade das comunidades e visitantes da região litorânea.

Matheus fez uma avaliação positiva acerca da participação do projeto no Verão Maior: “Nossa participação foi excepcional. Nossa equipe interagiu consideravelmente com o público visitante. E como resultado, as atividades desenvolvidas foram um sucesso. Esperamos que o projeto continue nos próximos anos e, com certeza, se formos contemplados, faremos o nosso melhor”, garante.