Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Unespar - Campus de Apucarana firma parceria com Receita Federal para instalação do NAF

Unespar - Campus de Apucarana firma parceria com Receita Federal para instalação do NAF

Geral, Extensão

Unespar – Campus de Apucarana firma parceria com a Receita Federal para criar o NAF, oferecendo orientação contábil gratuita e experiência prática aos estudantes.
por Islan Rick de Oliveira publicado: 27/03/2025 15h51 última modificação: 27/03/2025 15h56

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Apucarana firmou uma parceria com a Receita Federal para a criação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF). O acordo foi oficializado nesta quinta-feira (27) em um encontro na sede da Delegacia da Receita Federal em Londrina, com a presença da Reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, do Diretor do Campus de Apucarana, Daniel Fernando Matheus Gomes, e de um grupo de docentes da instituição. Eles foram recebidos pelo Delegado da Receita Federal em Londrina, Dr. Reginaldo Cezar Cardoso, e pelo Delegado substituto, Dr. Luiz Henrique Barros.

O NAF tem como objetivo oferecer orientação contábil e fiscal gratuita a microempreendedores individuais (MEIs), pequenos empresários, organizações da sociedade civil e pessoas físicas de baixa renda. Além de beneficiar a comunidade, o projeto proporciona aos estudantes do curso de Ciências Contábeis a oportunidade de aplicar, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, sob a supervisão de professores.

Com essa parceria, a Unespar fortalece sua atuação social e acadêmica, contribuindo para a qualificação profissional dos alunos e para o desenvolvimento econômico da região. A expectativa é que o núcleo amplie o acesso a serviços contábeis essenciais, promovendo maior inclusão e regularização fiscal para pequenos negócios e trabalhadores autônomos.

A instalação do NAF na Unespar de Apucarana reforça o compromisso da universidade em aproximar a comunidade acadêmica das demandas da sociedade, estimulando a cidadania e a responsabilidade fiscal.