Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Unespar Campus de Apucarana sedia a 99ª edição do Projeto Rondon Nacional

Unespar Campus de Apucarana sedia a 99ª edição do Projeto Rondon Nacional

Geral

Cerimônia marca o início da Operação Pé Vermelho, que mobiliza mais de 250 rondonistas em ações de extensão no interior do Paraná
por Aline Katerin Pinheiro publicado: 23/01/2026 16h55 última modificação: 23/01/2026 16h55
Colaboradores: Patricia Cunha

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Apucarana sediou, nesta sexta-feira (23), a cerimônia de abertura da 99ª edição do Projeto Rondon – Operação Pé Vermelho, no auditório do campus. O evento reuniu representantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas, como o coronel Euclides Soljenitsin Araújo, coordenador-geral do Projeto Rondon, e o general de Divisão João Alberto Redondo Santana, diretor do Departamento de Projetos Sociais; o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona, e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto; a reitora da Unespar, Salete Machado Sirino; além de demais reitores e pró-reitores das instituições de ensino superior do Estado, autoridades, lideranças e parceiros. Também participaram mais de 250 voluntários, que passarão os próximos dias — com encerramento previsto para 4 de fevereiro — executando ações de extensão universitária em 12 municípios do interior do Paraná, localizados nas regiões Central, Centro-Oeste, Norte e Vale do Ivaí.

Trata-se de uma iniciativa coordenada pelo Ministério da Defesa, com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que mobiliza estudantes e professores de 21 instituições de ensino superior, a maioria públicas, de nove estados brasileiros.

Os rondonistas, como são chamados, realizarão atividades de extensão universitária abrangendo áreas como saúde, educação, meio ambiente, tecnologia, geração de renda e direitos humanos, priorizando o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.

Em 2026, a Unespar, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), com apoio da Seti e em conjunto com o Ministério da Defesa, é responsável pela logística de transporte e acolhimento da Equipe C, que gerencia a comunicação social da Operação. O Campus de Apucarana abrigou os eventos de capacitação dos rondonistas, a cerimônia de abertura e sediará o evento de encerramento. Dessa forma, acompanhou o planejamento da Operação Pé Vermelho, apoiando também a etapa da viagem precursora.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Rosimeiri Darc Cardoso, destaca que “a participação da Unespar como equipe apoiadora reafirma sua capacidade de articulação entre universidade e sociedade. Outro aspecto de fundamental importância é o compartilhamento das experiências dos rondonistas, marcando a efetividade da extensão na formação integral dos estudantes e a oportunidade que se abre para a Unespar em relação à realização de pesquisa e extensão, sempre em diálogo com as demandas sociais nos municípios visitados pela Operação”.

Assim, a Unespar se consolida como referência em formação cidadã, por meio de políticas de extensão que visam à integração direta com a sociedade, fortalecendo redes de cooperação entre estados e municípios.