Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Unespar investe mais de 9 milhões em reformas prediais

Unespar investe mais de 9 milhões em reformas prediais

por publicado: 08/08/2024 13h34 última modificação: 08/08/2024 13h34

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) investirá mais de R$ 9 milhões em projetos e reformas nos prédios de todos os campi. As principais obras acontecerão nas sedes da rua Emiliano Perneta e da rua Barão do Rio Branco, (Curitiba I), e na sede Silvio Turci, na BR-369 (Campo Mourão). A verba para o desenvolvimento desses projetos pertencem à Encomenda Governamental (EG) 01/2024 de apoio à infraestrutura das Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), destinada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) às IEES, a partir de demandas urgentes relatadas por reitores e reitoras. Também pertence à esta EG, a reforma elétrica dos campi de Paranavaí, Campo Mourão e Apucarana.

REFORMA ELÉTRICA CLIQUE AQUI

EG 001/2024 CLIQUE AQUI

campus de Campo Mourão receberá cerca de R$ 3,9 milhões e, principalmente, para a continuação da obra do bloco inacabado da sede Silvio Turci, localizado na BR-369, será destinado aproximadamente R$ 1,7 milhões. A construção está paralisada há alguns anos. Segundo a responsável pela equipe de engenharia da Unespar, ligada à Pró-reitoria de Planejamento (Proplan), Denise Bandeira, "é uma obra que gera grande preocupação, porque está em situação de precarização, portanto, foi feita uma força-tarefa para atualizar a documentação para a retomada da obra e conclusão desses serviços e, também, será necessário obter as vistorias para a regularização junto aos órgãos públicos ", detalha.

campus de Curitiba I receberá duas importantes obras de reformas: no prédio da rua Barão do Rio Branco, e demais edifícios da rua Emiliano Perneta. O prédio da Barão passará por adequações relacionadas a acessibilidade e melhorias com as especificidades para os ambientes dedicados à prática musical e a outras atividades vinculadas aos cursos de música que funcionam no local. Para que a obra seja possível, serão destinados R$ 2,3 milhões. Segundo Denise Bandeira, não é uma obra simples, já que "vai proporcionar isolamento acústico para todos os ambientes, também, contempla a reforma no telhado, que está em condições bastante precárias. A proposta é melhorar todos os ambientes e propor alterações relacionadas a acessibilidade, atendendo às novas legislações”.

O prédio localizado na rua Emiliano Perneta, foi espaço de aulas da Escola de Música e Belas Artes (Embap, atual campus de Curitiba I) e é conhecido como prédio histórico da Embap. Em 2009, o espaço foi interditado e precisou ser totalmente desocupado e, devido ao longo período em que esteve fechado e sem uso, foi degradado e vandalizado, o que gerou diversos problemas, principalmente devido aos danos nas coberturas que permitiram entrada de água da chuva. “Os telhados foram afetados e a entrada de água de chuva causou sérios danos ao imóvel”, especifica Denise. Desde 2023 estão ocorrendo reparos emergenciais, como a contratação de laudos. Por meio dessa medida, procura-se evitar maiores danos à estrutura do prédio.

Outro ponto importante é que este prédio é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), portanto será necessário manter os elementos construtivos e características do prédio, “o restauro do prédio histórico vai seguir todos os parâmetros que são apontados pelo setor do Patrimônio Histórico e urbanismo de Curitiba”. Em 2010, foram elaborados Projetos de Restauro e Ampliação para o espaço, porém a demora em dar continuidade à obra e as mudanças da finalidade de uso do imóvel acarretaram a necessidade de atualização do projeto. Agora essa obra está em fase de contratação de um novo projeto.

A prioridade dos recursos destinados pela EG 01/2024, abrange a conclusão de obras paralisadas, restauros e reformas prediais. Nesse sentido, os demais campi da Unespar também passarão por reformas, como é o caso do campus de Paranaguá que receberá cerca R$ 700 mil para pintura geral da sede acadêmica.

Segundo a reitora da Unespar, professora Salete Machado Sirino, desde 2022, tem sido realizadas ações, em conjunto com as equipes diretivas dos campi, tanto para o levantamento de estudos para a conclusão da obra paralisada em Campo Mourão e para o restauro e reformas da antiga sede da Embap, da rua Emiliano Perneta, quanto na busca de recursos para estas demandas, dada a necessidade destes espaços para a Universidade.

Para que as obras aconteçam, a Pró-reitoria de Administração e Finanças (Praf) abrirá processos licitatórios, que já estão em fase de elaboração. Estima-se que alguns desses editais sejam publicados até setembro.