Unespar recebe equipamentos do Programa de extensão universitária da Itaipu
Geral, Extensão
No dia 18 de novembro, a Unespar participou do evento promovido pela Itaipu Binacional, referente ao Programa de Extensão para a Sustentabilidade Territorial, envolvendo os estados do Paraná e a região sul do Mato Grosso do Sul.
Na oportunidade, foram entregues os notebooks para o desenvolvimento das atividades dos 208 projetos selecionados pelo Edital do Programa, dos quais a Unespar contou com 14 propostas contempladas. Além dos notebooks, os projetos selecionados contarão com bolsistas que atuarão nas diferentes regiões onde estão localizados os campi da Unespar. Destaca-se que todos os campi tiveram Projetos aprovados, priorizando diferentes temáticas, todas relacionadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – (ODS).
Os projetos que serão desenvolvidos pela Unespar visam contribuir para o desenvolvimento regional, as questões voltadas para o emprego e renda, o empoderamento feminino, a valorização do artesanato e da cultura indígena e afro-brasileira, a preservação ambiental, em especial a conscientização da necessidade de cuidado com o litoral.
O Programa de Extensão para a Sustentabilidade promove o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, além de apoiar a curricularização da extensão nas universidades. Para as universidades, a participação em Editais dessa natureza fortalece a interação dialógica presente na extensão, além de contribuir para a transformação social, tendo em vista o compartilhamento de soluções inovadoras, pensadas coletivamente.
A Reitora, Professora Salete Machado Sirino, esteve presente no evento e destacou a tradição da Unespar em ações extensionistas que abarcam os ODS e a relevância destas para a transformação social.
Além das autoridades presentes, destaca-se a participação pela Unespar do Professor João Marcos Borges Avelar, Diretor do campus de Campo Mourão, professoras e professores dos campi de Campo Mourão, Paranavaí e Paranaguá, e estudantes bolsistas.
O evento contou com a Palestra do climatologista Carlos Nobre sobre a “Emergência Climática e os desafios para a humanidade”, na qual apresentou os principais dados que indicam de que forma a ação humana vem alterando o clima do planeta, colocando em risco sua sobrevivência. Em sua fala, Carlos Nobre alertou: “É urgente a necessidade de adaptação, principalmente nas cidades, e também a proteção de ecossistemas que são vitais para a regulação do clima, como a Amazônia”.
Nesse sentido, tanto a fala do climatologista como as temáticas abordadas pelos projetos indicam a necessidade de continuidade do desenvolvimento econômico, atentando para que as gerações futuras possam ter suas demandas atendidas. Deste modo, o cuidado com o meio ambiente, as cidades, as minorias étnicas, a geração de emprego e renda, a saúde e o bem-estar social são pontos que merecem atenção.