Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Unespar reinaugura Restaurante Universitário do Campus de Apucarana

Unespar reinaugura Restaurante Universitário do Campus de Apucarana

por publicado: 24/05/2024 08h27 última modificação: 24/05/2024 08h27

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) reinaugurou, no último dia 17, o Restaurante Universitário (RU) do campus de Apucarana, subsidiando de 65% a 100% o valor da refeição para estudantes regularmente matriculados no cursos de graduação do campus.

Com a subvenção, o preço do almoço ou da janta, de R$ 14,35, aplicado a docentes, agentes universitários e terceirizados, cai a R$ 5 para alunos em geral e zera a discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A iniciativa, do programa de Refeições Subsidiadas e destinada a prover acesso diário à alimentação nutricionalmente equilibrada a estudantes do campus, faz parte das políticas de permanência estudantil da instituição e compõe o Programa Institucional de Enfrentamento à Insegurança Alimentar da Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (Propedh).

Andréa Sério, pró-reitora da Propedh, salientou a importância da reinauguração do RU do campus de Apucarana, considerando que “a garantia do acesso à alimentação é um dos preditores mais relevantes da permanência estudantil” e afirmou que a ação funciona de acordo com o RU móvel, modelo por meio do qual as refeições vão até os campi que não possuem restaurante ou são ofertadas em espaços de outras instituições próximas aos campi.

“A Propedh agradece pelo trabalho de todos os setores institucionais envolvidos e pelo comprometimento das organizações estudantis com a efetivação da segurança alimentar como política institucional da Unespar", disse.

A reitora da Unespar, Salete Machado Sirino, parabenizou toda a equipe envolvida no processo de reabertura do RU. “A Unespar vem trabalhando diretamente na construção de políticas de permanência estudantil, como a reabertura do RU em Apucarana, os editais de refeições subsidiadas, bolsa permanência e auxílio alimentação em todos os nossos campi, além do aumento do quantitativo das demais bolsas e o investimento em moradias estudantis, considerando a importância dessas conquistas para atender discentes da graduação e pós-graduação”.

De acordo com a equipe responsável pelo desenvolvimento da iniciativa, o RU tem como objetivo promover a inclusão social e a redução da evasão, se tratando de uma política de ingresso e permanência da instituição com capacidade de garantir aos alunos a continuidade dos estudos até o cumprimento do curso.

Em operação de segunda à sexta, das 11h30 às 14h e das 18h às 21h, o RU do campus de Apucarana é uma conquista de toda a comunidade acadêmica, sendo imprescindível para a assertividade da política de assistência estudantil da instituição.