Você está aqui: Página Inicial > Notícias Apucarana > Unespar sedia encerramento do Projeto Rondon - Operação Pé Vermelho, que diplomou mais de 250 voluntários

Unespar sedia encerramento do Projeto Rondon - Operação Pé Vermelho, que diplomou mais de 250 voluntários

Geral, Extensão

publicado: 10/02/2026 15h10 última modificação: 10/02/2026 15h10
Denise Ligmanovski

O Campus de Apucarana, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), foi sede da cerimônia de encerramento do Projeto Rondon - Operação Pé Vermelho, realizada no dia 6 de fevereiro.

No evento foram entregues diplomas aos 252 voluntários que atuaram durante duas semanas em 12 municípios paranaenses das regiões Central, Centro-Oeste, Norte e Vale do Ivaí, impactando cerca de 158 mil pessoas. Representando a Unespar, estavam a Reitora da Unespar, Salete Paulina Machado Sirino, o Diretor do Campus de Apucarana, Daniel Fernando Matheus Gomes, a Pró-reitora de Extensão e Cultura Rosimeiri Darc Cardoso, o Pró-Reitor de Administração e Finanças João Marcos Borges de Avelar, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação Antonio Marcos Dorigão, os professores Antonio Pereira e José Ricardo dos Santos, entre outros agentes, estudantes e docentes do campus.

As cidades contempladas foram Iretama, na região Central do Paraná; Araruna e Barbosa Ferraz; Luiziana, no Centro-Oeste; Santa Fé, no Norte; Bom Sucesso, Godoy Moreira, Grandes Rios, Jardim Alegre, Lidianópolis, Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí, no Vale do Ivaí.

A operação levou ações nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, cultura e tecnologia, impactando diretamente mais de 158 mil pessoas. Ao todo, foram realizadas 1.561 oficinas e cerca de 45 mil atendimentos à população.

Nesta edição, a Unespar foi a responsável pela logística de transporte e acolhimento da Equipe C, que gerenciou a comunicação social da Operação. A Universidade também prestou apoio cedendo espaço para o desenvolvimento das atividades de capacitação, abertura e encerramento da 99ª edição do Projeto Rondon.

A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), e contou com a participação de universitários e docentes de 21 instituições de ensino superior de nove estados brasileiros.

Outras universidades estaduais do Paraná também integraram a operação, entre elas a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), com ações que envolveram oficinas de capacitação, promoção da saúde, incentivo à cultura, sustentabilidade e uso de tecnologias inovadoras.

Também participaram universidades federais e privadas do Paraná, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Amazonas e Santa Catarina.

Ao sediar o encerramento da Operação Pé Vermelho, a Unespar reafirma seu compromisso com a extensão universitária, a formação cidadã e o fortalecimento das relações entre universidade e sociedade.

Segundo a reitora, “a participação da Unespar como instituição apoiadora da Operação Pé Vermelho mostrou nossa capacidade de atender demandas tão essenciais, por meio do esforço coletivo de pró-reitorias e campi e suas equipes. A Unespar está pronta para os desafios que lhe são propostos e para o desenvolvimento de novos projetos de extensão com esse poder de transformação que presenciamos aqui.”

A Pró-reitora de Extensão e Cultura destacou a importante cooperação entre a Pró-reitoria e sua equipe e o Campus de Apucarana, bem como os demais campi “que cederam veículos e motoristas para o transporte da equipe de Coordenação Geral do Projeto Rondon, do Ministério da Defesa, durante todo o período da Operação, cujo início ocorreu ainda em 2025.”

Rosimeiri destaca que além das diversas atividades desenvolvidas, “foi um momento importante para a Unespar, levando em conta a presença da Universidade nos diferentes municípios, abrindo portas para atendimento de demandas futuras na proposição de projetos de extensão. Todo o esforço coletivo empregado, valeu muito pelo entusiasmo dos rondonistas no encerramento das atividades”.

Ainda na solenidade, a pró-reitora agradeceu a oportunidade de cooperação entre o Ministério da Defesa, a Seti, a Unespar, em especial, o Campus de Apucarana, “que atuou como instituição apoiadora do projeto, bem como o apoio incondicional da equipe, docentes, agentes e bolsistas.”