Vestibular Unespar fortalece a cultura de acessibilidade comunicacional
Geral
A Pró-reitoria de Políticas Estudantis e Direitos Humanos (PROPEDH) e a Diretoria de Direitos Humanos (DDH), em parceria com a Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV), ampliam o acesso a informações institucionais sobre o vestibular 2025 pela comunidade surda, que tem crescido em representatividade nos cursos de graduação e pós-graduação da Unespar. Entre os documentos disponibilizados em Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, estão os Editais de Abertura do Vestibular 2025. Acesse aqui os Editas de abertura do vestibular em LIBRAS
A cultura de promoção da acessibilidade comunicacional se intensificou na Unespar com o investimento na publicação de um número maior de documentos em Libras e também com a produção de materiais em audiodescrição. Além disso, a Unespar realiza investimentos de recursos próprios para a garantir o direito de estudantes e docentes surdos(as) e surdocegos(as) à tradução-interpretação em Libras em atividades pedagógicas obrigatórias.
O estudante Eduardo Alberto Megda do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Desenvolvimento - PPGSeD, destacou a importância do investimento no atendimento de tradução-interpretação em Libras para o seu desenvolvimento como pesquisador e para a inclusão educacional, além de contribuir com o sentimento de pertencimento ao Programa e à Instituição, promovendo a qualidade de sua permanência.
Além dos documentos institucionais, a PROPEDH disponibiliza materiais educacionais acessíveis em Libras e com audiodescrição sobre temas interseccionais em Educação em Direitos Humanos, por meio do site da Campanha Unespar + Inclusiva. Acesse aqui os materiais da campanha.
O fomento à efetividade do processo de inclusão na Unespar também foi ampliado com a contratação de docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e com a publicação da Resolução 021/2022 CEPE UNESPAR que estabelece os procedimentos para o Plano Educacional Individualizado (PEI), com a orientação a estudantes, docentes e familiares pela equipe coordenada pelo Núcleo de Educação Especial Inclusiva – NESPI, para que cada estudante alcance seu melhor potencial de desenvolvimento em direção às expectativas de aprendizagem estabelecidas para o perfil de formação dos cursos da Unespar.
A Unespar é pública, é gratuita, é inclusiva, é sua! Vem ser Unespar.