Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Confira o que você precisa saber para ingressar nos cursos de graduação da Unespar em 2021, as inscrições são gratuitas e estão abertas até 17 de fevereiro

Confira o que você precisa saber para ingressar nos cursos de graduação da Unespar em 2021, as inscrições são gratuitas e estão abertas até 17 de fevereiro

Últimas Notícias, Pesquisa

por publicado: 27/01/2021 15h44 última modificação: 27/01/2021 15h44

Quer conhecer mais sobre a Unespar e as formas de ingresso nos cursos de graduação no ano de 2021? Vamos lá!

VAGAS E INGRESSO 2021

A Unespar oferta 2870 vagas em 63 cursos de graduação nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Curitiba, Paranaguá, Paranavaí e União da VItória. 

CLIQUE AQUI  e acesse a relação dos cursos de graduação da Unespar.

 Em 2021 há três formas de Ingresso nos cursos de graduação:

  1. Vagas pelo Ingresso por meio da média final do Concurso Vestibular da Unespar, das edições de 2018 e 2019 e ENEM edições 2018 e 2019.
  2. Vagas Ingresso por meio da média final do último ano cursado do Ensino Médio e Prova de Redação.
  3. Vagas pelo SISU.

 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES DETALHADAS SOBRE AS FORMAS DE INGRESSO

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 17 de fevereiro de 2021, exclusivamente pelo site vestibular.unespar.edu.br.

CLIQUE AQUI  para acessar o edital com todas as informações sobre o processo seletivo. 

CLIQUE AQUI  para acessar as dúvidas mais frequentes. 

 

CONTATO COM A COMISSÃO DO CONCURSO VESTIBULAR 

Das 8h20 às 12h pelo fone (44) 3518-1844

E-mail: vestibular@unespar.edu.br

 

SOBRE A UNESPAR 

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) nasceu do sonho e da força da união de sete faculdades estaduais: Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv), além da Escola Superior de Segurança Pública, vinculada academicamente à Unespar. 

Hoje elas constituem os sete campi da Unespar, atingindo quase todo o território do Estado do Paraná, com mais de 13 mil estudantes nos seus cursos de graduação e pós-graduação. 

A sede da reitoria fica em Paranavaí e atualmente a reitora é a professora Salete Machado Sirino, do campus Curitiba II/FAP, e o vice-reitor é o professor Edmar Bonfim de Oliveira, do campus Paranavaí. 

 

Campus Apucarana

O atual campus Apucarana era, anteriormente, a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), criada em 17 de novembro de 1959. Atualmente, o campus possui dez cursos, além de programas de pós-graduação. O diretor é o professor Daniel Fernando Matheus Gomes e o vice-diretor é o professor Leonardo Fávero Sartori. O campus Apucarana oferta 422 vagas para este ano letivo.

CONHEÇA O CAMPUS APUCARANA CLICANDO AQUI

 

Campus Campo Mourão

Antes de integrar a Unespar, o campus Campo Mourão era a Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam). Criado em 24 de agosto de 1972, o campus recebe alunos de cerca de 30 municípios da região, a maioria pertencente à Comunidade de Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam).

O diretor do campus é o professor João Marcos Borges Avelar e o vice-diretor, o professor Carlos Nilton Poyer. Localizado em Campo Mourão, na região Noroeste do Estado, o campus possui dez cursos de graduação, além de programas de pós-graduação. Para o Processo Seletivo de Ingresso 2021, são disponibilizadas 563 vagas no campus.

CONHEÇA O CAMPUS CAMPO MOURÃO CLICANDO AQUI

 

Campus Curitiba I/Embap

A Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Curitiba I/Embap) foi fundada em 1948 e reconhecida como Instituição de Ensino Superior pública e gratuita do Governo do Estado do Paraná, desde 1954. A instituição proporciona aos alunos uma imersão profunda no mundo das artes visuais e da música, através da graduação, pós-graduação e extensões.
Localizado na região central de Curitiba, o campus Curitiba I/Embap oferece cursos de Música de Artes Visuais. A Instituição é conhecida pela excelência no ensino das artes e traz como diferencial a preocupação pela formação poético-artístico e acadêmica de cada aluno, preparando seus acadêmicos conforme exige o campo profissional e acadêmico.
Atualmente o professor Marco Aurélio Koentopp é o diretor de Campus e a vice-diretora é a professora Solange Pitangueira. Até 17 de fevereiro, estão abertas 235 vagas para o campus.

CONHEÇA O CAMPUS CURITIBA I/EMBAP CLICANDO AQUI

 

Campus Curitiba II/FAP

A Faculdade de Artes do Paraná (Curitiba II/FAP) é uma das raras instituições do Brasil a oferecer cursos em diversas modalidades artísticas. Por conta dos seus mais de 100 anos de história, a instituição tornou-se destaque na formação de diversos profissionais das Artes.

Fundada em 1916 pelo maestro Leonard Kessler como Conservatório de Música do Paraná, já em seus primeiros anos se tornou uma referência na formação de músicos no sul do país. Em 1931, sob administração do maestro Antonio Melillo o Conservatório se transformou na Academia de Música do Paraná e continuou seu papel de instituição de ensino de Música. Em 1956, em resposta às exigências da comunidade local e da administração do ensino no país, o maestro Melillo e a professora Clotilde Espínola Leinig abriram o Conservatório Estadual de Canto Orfeônico do Paraná, instituição que partilhou docentes e espaço físico com a Academia até 1966, quando ambas se transformaram na Faculdade de Educação Musical (FEMP). Em 1991 a FEMP se tornou a Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Atualmente, quem está à frente da direção do Campus Curitiba II/FAP é a professora Noemi Nascimento Ansay. O campus oferta 255 vagas para o ano letivo de 2021.

CONHEÇA O CAMPUS CURITIBA II/FAP CLICANDO AQUI

 

Campus de Paranaguá

A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá foi fundada em 1956 e deu origem ao atual campus da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em 2013. Composto por dez cursos, entre licenciaturas, bacharelados, o campus atende os sete municípios do Litoral paranaense.

O desenvolvimento desta região está fortemente ligado com as contribuições do ensino superior da Unespar, por conta de seus acadêmicos e professores, que disseminam seus conhecimentos à comunidade. Desta forma esses agentes abrem espaço para o desenvolvimento do empreendedorismo, na geração de ideias criativas para a solução de problemas e na inovação para a elaboração de melhorias urbanas.

Atualmente o campus da Unespar em Paranaguá está sob a direção do professor Moacir Dalla Palma e seu vice-diretor, o professor Luis Fernando Roveda. Ao todo, 462 vagas estão abertas para no Processo Seletivo de Ingresso.

CONHEÇA O CAMPUS PARANAGUÁ CLICANDO AQUI

 

Campus Paranavaí

A Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) - atual campus Paranavaí da Unespar - foi criada em 27 de outubro de 1965, para sanar a necessidade do município e região de uma educação de nível superior. O diretor de campus atual é o professor Ivan Ferreira da Cruz.

Localizada na cidade de Paranavaí, na região Noroeste do Estado, o campus possui nove cursos de graduação.  Para o Processo Seletivo de Ingresso 2021, são disponibilizadas 570 vagas no campus.

CONHEÇA O CAMPUS PARANAVAÍ CLICANDO AQUI


Campus União da Vitória

Fundada em 22 de dezembro de 1956 como Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), e pertencente à Universidade Estadual do Paraná (Unespar) desde 2013, o campus de União da Vitória forma profissionais da educação que atuam em escolas no Sul do Paraná, Norte de Santa Catarina e demais regiões do Brasil.

União da Vitória foi a primeira região do interior do Paraná a receber uma instituição de ensino superior filiada ao Governo do Estado. Por conta da cidade estar localizada na fronteira entre dois estados, o campus recebe acadêmicos de 30 cidades diferentes, dentre eles, paranaenses e catarinenses.

Ao longo dos mais de 60 anos de história, tradição e dedicação, o campus União da Vitória forma cerca de 90% dos professores que atuam em Escolas Estaduais da região, marco importante para destacar a eficiência e importância de uma educação pública e de qualidade. Atualmente, quem está à frente da direção de campus União da Vitória é o professor Valderlei Garcias Sanches e sua vice-diretora, a professora Sandra Salete de Camargo Silva. Ao todo, 363 vagas são ofertadas neste ano.

CONHEÇA O CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA CLICANDO AQUI

 

DIVULGAÇÃO EM REDE

Participe também da rede de divulgação para o ingresso na Unespar.

Confira as principais ações de divulgação que conta com o apoio da comunidade acadêmica, de instituições e da imprensa:

- Sites da Unespar;

- Redes sociais (FacebookInstagramTwitter);

- Veículos da imprensa via mídia espontânea (jornais, rádios e tvs das regiões onde a Unespar está inserida);

- Divulgação no Giro de Notícias direcionado à comunidade acadêmica;

- Apoio da Secretaria de Estado da Educação para envio das informações à Rede Pública Estadual de Ensino e do Instituto Federal da Educação do Paraná;

- Divulgação eletrônica enviada aos cursinhos pré-vestibulares nos municípios onde a Unespar se encontra;

- Divulgação a grupos de jovens de igrejas e entidades.

 Faça parte dessa rede e divulgue também, pois a Unespar é pública, é gratuita, é sua!

 

Texto por: por Helio Sauthier

Publicado27/01/2021 15h52

Última modificação27/01/2021 16h24

Disponível em: Confira o que você precisa saber para ingressar nos cursos de graduação da Unespar em 2021, as inscrições são gratuitas e estão abertas até 17 de fevereiro — Universidade Estadual do Paraná UNESPAR